Olá,
Até onde sei, em nenhuma norma cita sobre tamanho mínimo. Já até foi discutido isso, de forma secundária, no seguinte tópico:
http://www.projetoderedes.com.br/foro/v ... ica%E7%E3o
Fato é que certificadores de cabos não são capazes de testar com precisão o cabo se este for menor que 11 ou 15 metros (não me lembro agora de cabeça). Isso se deve ao fato de que a emissão de sinal do certificador é muito forte para uma distância muito curta.
Para cabos inferiores a 10 metros, existem os patch-cords que são vendidos já certificados de fábrica (pelos seus próprios fabricantes), atestando que os mesmos se encontram dentro das especificações técnicas.
Já para maiores que isso, você é capaz de testar com um certificador, desde que configurando-o corretamente (NVP, CAT, etc)
Uma solução já comentada num outro post, se o cabo a ser testado tiver menos que esses 11 metros, algo que não recomendo, mas dá para ser feito, é conectar outro cabo com um comprimento maior no início (de onde o sinal do certificador é gerado).
Isso é muito usado em certificação de fibra óptica (aí, com o OTDR, não tem como não usar uma bobina antes da fibra real a ser testada).
Abraços,