Tamanho minimo UTP

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
gabriel.angelo91
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:28 Set 2009, 22:09
Localização:Fortaleza
Tamanho minimo UTP

Mensagem por gabriel.angelo91 » 28 Set 2009, 22:24

Ja procurei em vários sites do google, mas não achei nenhum documento que me indique o tamanho mínimo do cabo UTP. Se alguém conhecer algum site ou algum documento/norma que especifique o tamanho mínimo da cabo eu agradeceria. Obrigado pela ajuda.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 04 Out 2009, 06:02

Olá,

Até onde sei, em nenhuma norma cita sobre tamanho mínimo. Já até foi discutido isso, de forma secundária, no seguinte tópico:

http://www.projetoderedes.com.br/foro/v ... ica%E7%E3o

Fato é que certificadores de cabos não são capazes de testar com precisão o cabo se este for menor que 11 ou 15 metros (não me lembro agora de cabeça). Isso se deve ao fato de que a emissão de sinal do certificador é muito forte para uma distância muito curta.

Para cabos inferiores a 10 metros, existem os patch-cords que são vendidos já certificados de fábrica (pelos seus próprios fabricantes), atestando que os mesmos se encontram dentro das especificações técnicas.

Já para maiores que isso, você é capaz de testar com um certificador, desde que configurando-o corretamente (NVP, CAT, etc)

Uma solução já comentada num outro post, se o cabo a ser testado tiver menos que esses 11 metros, algo que não recomendo, mas dá para ser feito, é conectar outro cabo com um comprimento maior no início (de onde o sinal do certificador é gerado).
Isso é muito usado em certificação de fibra óptica (aí, com o OTDR, não tem como não usar uma bobina antes da fibra real a ser testada).

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder