instalação pacth panel

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
conner
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:06 Abr 2009, 23:36
instalação pacth panel

Mensagem por conner » 06 Abr 2009, 23:47

Boa noite pessoal, sou novo aqui e gostaria de uma ajuda de voces! estava lendo um manual de instalação de um pacth panel e ele me deixou meio confuso. se no pacth panel eu usar o patrão T568A nos Keystones(jack) qual padrão usarei? Alguem pode me ajudar nesta configuração? desde ja agradeço a Atenção. e me desculpe pela ignorância.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 07 Abr 2009, 02:07

Opa!

Se for utilizado cabeamento UTP 4 pares (padrão T568A) seria:

branco do verde
verde
branco do laranja
azul
branco do azul
laranja
branco do marrom
marrom

Padrão T568B:

branco do laranja
laranja
branco do verde
azul
branco do azul
verde
branco do marrom
marrom

Você pode adotar tanto um padrão quanto outro, desde que iguais em ambas as pontas (patch-panel e keystone). Repare que nos patch-panels, jacks ( conhecido como Keystone ou plug RJ-45 fêmea) perto dos encaixes do cabeamento, possui o esquema de cores para T568A e/ou T568B.

Ao adotar um padrão, utilize-o para a rede inteira.

Para a adoção de dois padrões (um em cada ponta), só em caso de conexão entre switches ou entre computadores, o chamado cabo crossover.
Na verdade, hoje, os switches, que em teoria teria que ter um cabo crossover entre eles, utilizam uma tecnologia chamada auto MDI/MDIX. É uma função, o qual faz a inversão do Tx com o Rx automaticamente, descartando então, a necessidade de um cabo crossover.

MDI - Medium Dependent Interface. O X vem por conta da palavra Cross (cruzado)

Então, você só utilizará um cabeamento crossover (padrão T568A numa ponta e T568B na outra) se for conectar um computador ao outro diretamente, o que não faz sentido você ter um patch-panel para tal. Por isso, quando escolher um padrão, adote-o para toda a rede.

No caso de backbone, se você estiver falando em cabeamento multipar (25 pares), existe o padrão citado abaixo, formados por cores primárias e secundárias.

Cores primárias:

1 - Branco (bc)
2 - Vermelho (vm)
3 - Preto (pt)
4 - Amarelo (am)
5 - Lilás ou roxo ou violeta (LL, rx, vio)

Cores secundárias:

1- Azul (az)
2- Laranja (Lr)
3- Verde (vd)
4- Marrom ou pardo (mr)
5- Cinza (cz)


Cor primária e cor secundária (padrão para o uso)

branco e azul
branco e laranja
branco e verde
branco e marrom
branco e cinza

vermelho e azul
vermelho e laranja
vermelho e verde
vermelho e marrom
vermelho e cinza

preto e azul
preto e laranja
preto e verde
preto e marrom
preto e cinza

amarelo e azul
amarelo e laranja
amarelo e verde
amarelo e marrom
amarelo e cinza

lilás e azul
lilás e laranja
lilás e verde
lilás e marrom
lilás e cinza

Geralmente, o cabeamento multipar, é mais utilizado com blocos 110, onde chegam dois cabos multipar, um de cada lado.

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder