Redes

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Avatar do usuário
Juninho
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:22
Registrado em:16 Dez 2008, 09:46
Redes

Mensagem por Juninho » 02 Mar 2009, 11:16

Bom Dia , Alexandre, eu sou meio leigo no assunto, e gostaria de saber qual a diferença entre IP Dinâmico e o comum e como eu faço para configuarar o IP caso eu não tenho, porque eu estou pensando em montar um computador, ou dar uma turbinada em micro que está comigo em casa, e como eu faço para ver pela placa.

Desde já Agradeço! :oops:

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 02 Mar 2009, 12:17

Há duas formas de receber um endereço IP: de forma estática ou dinamicamente.
O IP estático, é um IP que o próprio usuário definiu manualmente, ou mesmo um IP que após ser atribuído, sempre será utilizado pelo mesmo equipamento até que alguém, manualmente, o altere.
Este tipo de IP é muito utilizado em serviços fixos, como servidores, onde outros equipamentos tem que "achá-los" na rede para acessá-lo. com IP estático (fixo), você saberá qual IP pertence a qual equipamento.

IP dinâmico nada mais é do que um IP atribuído de forma dinâmica, isto é, a cada vez que você se conecta a internet ou a sua rede local, você recebe um endereço IP, que não necessariamente será o mesmo da última vez que você ligou o mesmo equipamento.
Por exemplo, se você desliga seu computador, depois de 1 hora, você liga um segundo computador na mesma rede, o IP que, anteriormente, estava atribuído ao primeiro computador, agora pode ser atribuído ao segundo. Se você ligar novamente o primeiro computador, ele poderá receber outro endereço IP. De forma geral, um IP dinâmico não pertence a um equipamento. Cada equipamento pode receber um IP. Caso este equipamento se desconecte da rede, o IP que antes estava atribuído a ele, agora está livre para ser usado por qualquer outro equipamento que venha a necessitar de um endereço IP.

IP dinâmico é fornecido por um servidor DHCP, seja ele configurado num roteador padrão, como vemos nos casos de residências, ou servidores dedicados, muito usados em empresas.

De forma geral, pense que, servidores devem ter IPs fixos e workstations podem ter IPs dinâmicos.

Caso for usar IPs dinâmicos, uma outra forma de "achar" quem é quem na rede, é através de nomes, usando um serviço de DNS, o qual você atribui um nome para um equipmanento e este nome é atrelado ao IP atual do equipamento e divulgado para a rede via um servidor DNS. Quando você digitar na rede o nome deste equipamento, ele busca, no servidor DNS, qual IP está atrelado ao nome (resolver nomes) e a partir daí, ele trabalha com o IP. Com certeza, é muito mais fácil gravarmos os nomes do que IPs... pense como se você tivesse que gravar os RGs ou CPFs de seus amigos... muito mais fácil chamá-los por nomes, não é?

Um exemplo disso, nada mais é do que sites da internet, os quais possuem um IP, mas você acaba usando um nome (domínio), como www.projetoderedes.com.br. Este domínio está atrelado a um IP.
Se você fizer um teste de ping, pelo MS-DOS, vai ver que o IP atualmente atrelado ao site www.projetoderedes.com.br é 85.13.236.92

Veja só:

C:\Documents and Settings\Administrator>ping www.projetoderedes.com.br

Pinging projetoderedes.com.br [85.13.236.92] with 32 bytes of data:

Reply from 85.13.236.92: bytes=32 time=232ms TTL=47
Reply from 85.13.236.92: bytes=32 time=226ms TTL=47
Reply from 85.13.236.92: bytes=32 time=248ms TTL=47
Reply from 85.13.236.92: bytes=32 time=249ms TTL=47

Ping statistics for 85.13.236.92:
Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),
Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 226ms, Maximum = 249ms, Average = 238ms

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder