Problema entre Vlans

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
bbrugnolo
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:16 Jan 2009, 14:31
Problema entre Vlans

Mensagem por bbrugnolo » 16 Jan 2009, 14:39

Boa tarde.

Estou com um problema na empresa em que trabalho, estamos implantando Vlans, e o primeiro lugar para teste foi a area de TI.

Criamos um Vlan separada para o TI e estamos enfrentando o seguinte problema:
Algumas maquinas que estão na Vlan do TI estão com muita lentidão para acessar arquivos dos servidores, mas isso não ocorre o tempo todo, acontece em horários indefinidos.

Se pegamos o ponto desse computador e colocamos ele na mesma Vlan dos Servidores, o problema para de acontecer.

Realizei alguns testes com Switches diferentes e o problema não é resolvido, mas isso acontece apenas para alguns computadores.

Também descarto problema de hardware, pois são maquinas Core2Duo com 2Gb de memória, e isso acontece com Win Vista e XP.

Alguém poderia me dar uma Luz em relação a isso..

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 18 Jan 2009, 03:51

Pelo que você descreveu, pode ser problema no roteamento intervlan. Já que quando você conecta as workstations na mesma vlan que os servers elas funcinam perfeitamente. Claro que isso é no caso de você apenas ter alterado a vlan de TI para os de server, usando o mesmo cabeamento.

Logue no seu switch multilayer ou roteador e cheque a utilização dos links (trunks), bem como memória e processo do equipamento. Também cheque o log, pois pode até ser problema de configuração no equipamento (router/switch multilayer). Cheque também as interfaces (CRC e outros erros)

como você disse que também testou em outros switches, se eles forem do mesmo modelo, possuírem mesmas características, como memória, pode ser que o problema seja alta utilização (processos ou memória).

Faça teste de ping estendido.

No teste que você fez: caso você não reconfigurou a porta do switch para determinada vlan, mas sim, plugou sua workstation em portas diferentes, pode ser problema de cabeamento. Logue no switch e cheque CRC e outros erros nas interfaces.

Veja também se as workstations estão com vírus, no caso de ter testado o acesso com diferentes workstations. Vírus pode não só acarretar em tráfego maior na rede, como também localmente deixar a máquina lenta (processo alto). Cheque a utilização e os processos de suas workstations quando o problema acontecer.

Em último caso, monitore sua rede (o segmento com problema) e gere relatórios. Quando der o problema, busque esses relatórios e analise-os.

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

bbrugnolo
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:16 Jan 2009, 14:31

Alteração

Mensagem por bbrugnolo » 22 Jan 2009, 10:16

Realizamos uma alteração onde aparentemente o problema foi resolvido.

Nós temos 2 Foundry, um modelo antigo com mais de 5 anos e outro recente.

Nós estamos trabalhando com os 2 em trunk, mas estamos implantando as Vlans somente no Foundry novo, porem todos os servidores estão ligados no foundry antigo que esta na Vlan 1, então imaginamos que os pacotes estavam fazendo caminhos diferentes na ida e volta, pois o foundry novo também conhece os servidores, com isso ele enviava os arquivos da estação diretamente para os servidores mas os servidores respondiam para o foundry antigo, pois o gateway deles era o foundry antigo.

Fizemos o seguinte:
Ligamos fisicamente os servidores no foundry novo e alteramos o gateway deles para o foundry novo, isso foi feito na noite passado, hoje é o primeiro dia de testes, mas as pessoas que estavam reclamando de lentidão, hoje já falaram que o problema não esta mais acontecendo.

Vou aguardar pelo resto do dia e ver se realmente isso resolveu o problema.

Grato.

Bruno Brugnolo

Responder