Duvida IPs Privados e Validos

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
ana1
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:9
Registrado em:27 Out 2008, 15:16
Duvida IPs Privados e Validos

Mensagem por ana1 » 27 Out 2008, 15:25

Ola a todos,

tenho a seguinte duvida, que esta me confundindo!!
assim, tenho uma rede com conexões ponto a ponto via radio, e isso tudo inicia em uma conexão com a internet -> router MK -> router MK -> um Sw cisco e depois para alguns pontos (ap's) via radio e assim vai!

a minha duvida é, eu poderia colocar nessa rede numeros IPs privados? (172.17.6.....) E colocando esses IPs tem como ter acesso a internet, ou colocando somente um IP valido no primeiro router que conecta com a internet e o resto com IP privado... há roteamento para a internet? ou seja, meus usuários terão como acessar a internet?
Porque estou pensando em segmentar essa rede com Vlans, por isso veio a duvida!!

não sei se fui mto clara... mas seria isso

vlws =]

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 28 Out 2008, 02:24

Ana,

Desde que os roteadores e switches pertencem a você (a sua infraestrutura), você pode sim faze roteamento usando endereços privados. Na verdade, dentro das empresas, isso é o que geralmente é feito, salvo grandes empresas, as quais possuem o registro de uma rede ou subrede de endereços públicos, no IANA (ex: IBM)

A diferença, é que para conectar ao "mundo externo" (internet), você deverá fazer alguma regra de NAT, o qual, para a internet, você terá o IP público atribuído ao seus pacotes, que quando entrar em sua rede, será substituído pelo IP interno (privado) e chegará ao seu destino normalmente.

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

ana1
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:9
Registrado em:27 Out 2008, 15:16

Mensagem por ana1 » 28 Out 2008, 08:52

Obrigada Ronaldo!

=]

Responder