Projeto de Redes

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Curioso
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:02 Out 2008, 10:28
Projeto de Redes

Mensagem por Curioso » 02 Out 2008, 10:47

Olá...
Tenho um Projeto de Redes para ser feito sobre uma Rede hospitalar, só qe são vários prédios A, B, C e D. Segue abaixo um exemplo do mesmo.
E preciso configurar os IP's tbm, de todos os predios.


Pegamos 02 prédios, A e B. No prédio A tenho 100 máquinas em 6 andares. No prédio B tenho 20 máquinas em dois andares. Entre o Prédio A e o prédio B tem 50 km de distancia. Nesse mesmo ambiente tenho um Prédio C. Nele tenho somente 2 Máquinas. A Distancia do Prédio C para o A é de 66 Km e do prédio B para o C é de 72 Km. Em uma outra cidade tenho outra unidade. Nesta outra unidade D tenho 30 máquinas em 03 andares. A distancia do prédio para os demais é de 110Km.

Detalhes do Projeto.

1º Solicitação
Que seja entregue nesse projeto todo custo de material pertinente a infra estrutura de rede utilizado. Sendo que os prédios A, B, C e D já existe infra estrutura com tubulações preparadas para receber cabeamento, somente infra estrutura de passagem.

Os equipamentos é de responsabilidade da contratante. Os demais equipamentos necessário para interconexão/conectividade dessa rede é de responsabilidade da contratada.

Para essa rede tem que ser determinada as classes de endereço de ip ou sub redes.

Exemplo Fabricantes:
- Furukawa
- Cisco
- Alcatel
- 3Com

Prédio A
6 Andares
100 Máquinas
Andares
1º = 15
2º = 15
3º = 15
4º = 15
5º = 25
6º = 15

Prédio B
2 Andares
20 Máquinas
Andares
1º = 15
2º = 05

Portaria C
02 Máquinas
1º = 02


Prédio D
03 Andares
30 Máquinas
1º = 20
2º = 5
3º = 5

Sem poderem me ajudar ficarei, muito grato.

Obrigado!

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 05 Out 2008, 04:20

O ideal é utilizar a metodologia top-down.

Trace todas as necessidades do cliente começando por softwares utilizados, necessidades do cliente, etc, para definir qual topologia adotar, quanto de banda é necessária para cada localidade, para saber como definir o endereçamento IP, nível de disponibilidade (escalabilidade/redundâncias), etc...

Algumas dicas:

Endereçamento IP:
Pelo que você disse, você nao terá mais do que 100 computadores num departamento. Como recomendação, devemos sempre deixar, pelo menos, 20% de IPs disponíveis para crescimento. Portanto, mesmo pensando em escalabilidade, você poderia usar um calsse C. Mas optaria por classe B, tendo em vista que você terá subnets.

Defina diferentes subnets para cada departamento de cada prédio. por exemplo:

Predio A
subnet 172.16.12.0 /24 - Administrativo
subnet 172.16.13.0 /24 - Financeiro

Predio B
subnet 172.16.22.0 /24 - Administrativo
subnet 172.16.23.0 /24 - Financeiro

Predio C
subnet 172.16.32.0 /24 - Administrativo
subnet 172.16.33.0 /24 - Financeiro

Para conexões WAN, utilize ponto-a-ponto, isto é, /30 (dois hosts válidos apenas para cada subnet)
Ex:
172.16.100.0 /30
172.16.100.4 /30
172.16.100.8 /30...

IPs dos servers, dentro do CPD devem ficar numa subnet específica para eles. web server, que seria publico, deve ficar numa DMZ, portanto, numa subnet diferente dos outros servers que seriam acessados apenas internamente, etc...
Servers com IP fixo e workstations com DHCP.

Note que para, visualmente, ficar mais fácil a identificação, eu defini que, no terceiro octeto, usaria a casa da dezena para identificar o prédio. então 10 seria o prédio A, 20 seria o prédio B, 30 o prédio C. Portanto, se você bater o olho no ip 172.16.32.134, saberá que é no prédio C.
Claro, esse esquema de endereçamento nem sempre é o ideal, mas como não é uma situação real, é razoável.
Digo que nem sempre é o ideal, pois assim, você poderia estar disperdiçando endereços, dificultando sumarização (que serve para diminuir tráfego e processamento nos routers), entre outros.

Infraestrutura:

Defina onde ficará o CPD (prédio A, B, C ou D). Este seria o prédio principal.
Defina as conexões remotas (WAN), quais prédios devem se comunicar entre si.
Defina a redundância de WAN e de LAN.
Tente identificar gargalos e aumente a banda para eles.


Exemplo:
Se o prédio A é o principal, o qual possui CPD, todos devem se conectar a ele. Se a necessidade de ter 100% do tempo conectado, alugue link dedicado na banda necessária, como frame-relay, ATM, etc...
tenha redundância, pelo menos outro link conectado a outro roteador, com fonte de energia diferente e com UPS.
Para localidades menores, que não possua muito tráfego, tenha um link frame-relay e, como redundância, use por exemplo, ISDN como redundância, ou mesmo uma internet normal, fechando um tunnel VPN até o prédio principal.

Tenha banda maior nos backbones, isto é, se você utiliza 100 Mbps nas workstations, utilize 1 GB no backbone, ou mais, através de etherchannel, caso necessário.
Para servers, os quais tem acesso concorrente em toda a rede, utilize também banda maior (1gb, por exemplo)

Tenha redundância na camada de core.

Tudo isso depende da criticidade da rede. claro que uma rede de porte pequeno, você não precisa ter redundância em tudo.

Utilize patch-panels para espelhar cada device ativo de rede. Utilize patch-panel para o cabeamento horizontal, etc... Faça o cross connect.
Para cada andar, deve-se ter ao menos 1 rack distribuindo cabeamento para o andar (cabeamento horizontal). Estes racks devem se conectar ao rack principal - core (Backbone). O core deve ter conexões aos roteadores de borda, o qual se conecta aos outros prédios
Se existir fontes de interferência, utilize fibra optica ou mesmo isole o cabeamento metálico através de um bom aterramento (indispensável no uso de cabeamento metálico).

Aconselho usar fibra nos backbones. caso a distância for menor que 100 mts, pode-se utilizar metálico no backbone (cabo multipar de 25 ou 50 pares). Mas como disse, cuidado com a interferência.
Se não tiver um bom aterramento, a infra (eletrocalhas, dutos, etc) que forem de metal, vai funcionar como terra e atrairá mais ainda a interferência. Por isso, aterre adequadamente.

E por aí vai...

Desculpe escrever rapidamente, sem muito mais detalhes, mas acho que isso dá para ajudar. É que estou no trabalho e estou com algumas coisas para fazer

qualquer coisa, post no forum.

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

Curioso
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:02 Out 2008, 10:28

Resposta

Mensagem por Curioso » 06 Out 2008, 10:05

Que isso Vlw mesmo!

Com isso já da pra mim ter uma idéia bem real de como vou montar o meu Projeto!

Muito Obrigado!

Responder