Como criar uma Infra-Estrutura básica?

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
networker
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:6
Registrado em:29 Jun 2008, 21:04
Localização:Guarulhos - SP
Como criar uma Infra-Estrutura básica?

Mensagem por networker » 29 Jun 2008, 21:07

Pessoal,

Não conheço profundamente "Cabeamento de redes", como eu deveria iniciar em um projeto, é coisa bem básica, quais medições e como eu faria isso, pois é uma sala normal sem piso elevado e provavelmente colocaremos um mini-rack de parede.

Outra dúvida, qual software exceto o Visio eu uso para diagramar esta rede?

miguel_gustavo
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:12
Registrado em:30 Jun 2008, 15:12
Localização:Florianópolis - SC

Mensagem por miguel_gustavo » 08 Jul 2008, 23:10

O visio é bom. Você pode baixar vários Stencils nos sites dos fabricantes e diagramar a rede com equipamentos bem próximo do real.

Eu conheço além do VISIO, softwares proprietários da 3COM e da CISCO que exibem a diagramação da rede importada do Auto CAD. Esses softwares fazem até relatórios de site survey para redes wireless bem próximos do real.

Em Florianópolis existe uma empresa que desenvolve software que se chama AlqoQI.

O nome do software é o Lumini http://www.altoqi.com.br/index2.asp?browser=FF

Você pode baixar o trial e averiguar. Se você projetar fora das normas ele te traz alguns relatorios de possiveis erros.

Quem quiser adicionar mais softwares para diagramação de rede por favor.

Existe uma pergunta semelhante no fórum do projeto de redes no Orkut.

Espero ter ajudado.

miguel_gustavo
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:12
Registrado em:30 Jun 2008, 15:12
Localização:Florianópolis - SC

Mensagem por miguel_gustavo » 08 Jul 2008, 23:25

http://blog.ccna.com.br/2008/05/24/netf ... sco%c2%ae/

Esse software é proprietário da Cisco.


Eu indico a você que leia os tutoriais, aulas e outros tópicos que existem no site projeto de redes e procure estudar muito sobre rede.

Redes pequenas são "simples" de projetar e documentar.

O problema é quando elas se tornam complexas tanto fisicamente quanto lógicamente.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 25 Jul 2008, 06:19

Existe o cableware, mas além de caro, a empresa deste software é que dá os updates, etc... O cableware é muito bom, pois mostra o status real de sua infra-estrutura. O legal, é que se você alterar algo, ele reflete em tudo. Por exemplo, o cabo XXXX passa pela eletrocalha YYYYY. Se você mudar esta eletrocalha, automaticamente mudará de todos os cabos que estão na mesma eletrocalha. Não conheço detalhes, e esta informação foi passada por um amigo, por isso, não posso afirmar 100% se o cableware faz isso mesmo.

Para documentação, no linux, você também tem o DIA. Tem um outro, mas esqueci o nome. Ambos no estilo do Visio. Para mim, o Visio é o melhor deles.

Para documentação básica, não é necessário mais do que o Visio e excell.
- Visio, onde você pode consultar topologia e detalhes de equipamentos.
- Excell, para definir encaminhamento de rotas (qual eletrocalha, duto, patch-pannel, etc passa um cabo), bem como resumo de endereçamento IP, equipamentos, entre outros.

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

miguel_gustavo
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:12
Registrado em:30 Jun 2008, 15:12
Localização:Florianópolis - SC

Mensagem por miguel_gustavo » 25 Jul 2008, 09:48

É bom ter bonso né...

Acho que o software em si, não faz diferença quando o técnico possui as informações da rede de forma clara e objetiva.

Vai do capricho de quem faz a documentação.


Abraço colegas!

networker
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:6
Registrado em:29 Jun 2008, 21:04
Localização:Guarulhos - SP

Mensagem por networker » 26 Jul 2008, 22:39

Obrigado pela vasta informações amigos.

Uma dúvida, compensa em fazer pelo menos o FCP Fundamental do SENAC-SP?

ou o módulo I da Impacta também de SP.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 27 Jul 2008, 08:40

Realmente, se compensa ou não, eu não sei... eu fiz o curso porque estava incluso em minha pós. Eu, de forma geral, gostei. Dá uma boa noção.

Eu gosto muito de estudar por conta, mas não dispenso um curso se tenho a oportunidade.

Acredito qeu valha a pena, porém é necessário que você estude bem, pois o curso em sí, é um resumo das apostilas. O legal do curso, é se o professor realmente tem vivência na área de projetos, pois a teoria você terá nos livros e apostilas, já a prática, apenas com os profissionais de mercado.

Veja que será seu professor também.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder