As cores, geralmente, são usadas apenas como apoio de campo e muito recomendada. Se você precisa saber qual é o cabo que é o backbone em meio a outros cabos de mesmo modelo, na mesma eletrocalha, por exemplo, você pode usar uma cor diferente para facilmente distinguir qual é a função do cabo que ali está. Geralmente, para cabeamento metálico, eu acabava usando a cor vermelha para o backbone, azul para cabeamento horizontal. Existem sim algumas recomendações de cores, mas na prática, fica quase que inviável, pois estas, sugerem que para saída para a telco, seja de uma cor, para backbone, outra cor, para telefonia convencional, outra cor, e assim va. Se você tiver que trocar um cabo, precisará ter um estoque de cada cor. Por isso acaba-se usando apenas cores para diferenciar backbone de cabeamento horizontal. Já em patch-panels (cross-connects), é aconselhável também o uso de cores, assim, você consegue identificar a função do cabo, mas sempre limitando-se a cores simples, padrão e fácil de achar no mercado.
A melhor forma de organização é documentar sua rede com códigos muito bem definidos e etiquetar corretamente cada ponto, cabo, eletrocalha, conduíte, patch-panel, switches, etc.
Eu recomendo se basear na norma ANSI/EIA/TIA-606A (Normas para administração da infra-estrutura de telecomunicações em edifícios comerciais), o qual aborda justamente esse tema. Lá, você encontra sugestões de como definir códigos, bem como documentar toda sua rede.
Também temos a norma brasileira da ABNT chamada NBR-14565, baseada na ANSI/EIA/TIA, que apesar de antiga e desatualizada (ano 2000), ela é bem explicativa. Talvez, para a adoção do código, pode-se se basear nesta norma.
Se você tiver dificuldades com inglês, leia esta norma, que apesar de desatualizada, como disse, ela é bem explicativa e você terá o entendimento básico. A grande maioria das pessoas no Brasil, acaba usando o padrão de nomes desta norma, mas todo o restante da EIA/TIA-606A
Uma coisa importante é onde arquivar todas essas informações.
Um termo chamado de "As-Built" é o conjunto de toda a documentação da rede. Nele, constam as plantas elétricas e de aterramento, plantas de telecom, indicando cada device, pontos de rede, a estrutura de etetrocalhas, dutos, caixas de passagem, etc. Nele consta todas as reuniões que você fez com o cliente, consta o encaminhamento de rotas, consta as discrepâncias encontrada(discrepância seria algo como se você recomendasse algo no projeto e o cliente não aceitou. você tem que documentar isso para provar que não foi erro de projeto). Também, no as-built, vai conter todas as legendas utilizadas, os padrões dos códigos, as normas em que você se baseou, etc. Enfim, é o conjunto de todas as informações do projeto. Se você alterou algo, isso vai pro as-built.
O encaminhamento de rotas é baseado nos códigos de sua documentação, os quais identificam unicamente cada componente, seja ele um patch-panel ou uma simples porta. Isso serve para você conseguir, através de uma documentação, seguir o cabeamento fim a fim.
Exemplo:
PP000 - Patch-Panel e 99 indica um número, o qual o primeiro é o pavimento em que se encontra o patch-panel e os outros dois dígitos seriam o que o identifica unicamente neste pavimento
PP000-PT01 - é o patch-panel, mas agora, seguido de PT01, o qual indica a porta 1 deste patch-panel (PT01).
EC000 - Eletrocalha e o número indica ele unicamente
DC000 - Duto
ATR = área de trabalho
PT001-03 - PT é o ponto de rede 3 da área de trabalho 001 (ATR001)
Por aí vai...
Exemplo: Para o cabo UTP0001 = PP02-PT01 / EC001 / EC002 / DC001 / PP04-PT08
Fiz este exemplo sem muita elaboração, só para entendimento, isto é, o encaminhamento de rota neste caso seria:
O cabo UTP0001 está originando-se na porta 01 do patch-panel 2 (PP02-PT01), ele passa pela eletrocalha EC001, depois, pela eletrocalha EC002, e depois, pelo duto DC001 e, finalmente, ele termina no patch-panel 04 na porta 08 (PP04-PT08).
Esse é o encaminhamento de rota do cabo UTP0001.
É meio chato de entender de início, mas depois fica fácil.
Para organizar seu encaminhamento de rotas, acredito que com o excel apenas você consegue. Bastando usar a ferramenta filtros do excel para te ajudar a filtrar informações.
Lembrando que todas as normas são pagas e, no Brasil, elas não são obrigatórias, mas sim, recomendações.
Uma definição de normas, que gosto de usar, nada mais é do que: "eu fiz assim e funcionou perfeitamente, faça igual e garanta a sua rede".
Eu aconselho o uso das normas
Abraços,