INICIANTE EM REDE CISCO

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
alexandrenasc
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:24 Fev 2008, 12:08
INICIANTE EM REDE CISCO

Mensagem por alexandrenasc » 24 Fev 2008, 12:36

GOSTARIA DE SABER QUAL O SISTEMA OPERACIONAL UTILIZADO EM UMA REDE CISCO.
ALGUM SITE ONDE POSSO CONSULTAR OS PREÇOS DE EQUIPAMENTOS CISCO.
O CUSTO É BEM MAIOR ???
QUAL A DIFERENÇA EM RELAÇÃO AS OUTRAS REDES

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 24 Fev 2008, 20:57

Olá!

Sobre o sistema operacional utilizado, depende do equipamento Cisco. switches e roteadores utilizam Cisco IOS. já os catalyst switches podem vir com o catOS ou Cisco IOS. Dependendo da supervisor, a serie 6500 vem com o CatOS. Em suma, a grande maioria, incluindo os catalyst, o padrão é o Cisco IOS.

Caso sua pergunta sobre o sistema operacional utilizado for relacionada a Workstations, servers, etc, isso não tem relação à estrutura de redes. Você pode utilizar qualquer sistema operacional que suporte uma NIC (Network Interface Card) e TCP/IP. Isso, de forma geral, pois você pode utilizar outros protocolos, só é necessário verificar se existe alguma versão do IOS da Cisco compatível com o protocolo utilizado.

Equipamentos Cisco são caros, pois são top de linha. Hoje, são considerados os melhores equipamentos de redes. A Cisco possui protocolos proprietários que são muito bons, além de suportar os protocolos abertos.
Claro, existem outras empresas que são top também, mas a Cisco lidera.
Em alguns casos específicos, outras empresas são muito boas. Um exemplo, para backbones de grandes telecoms, dizem que Juniper é a top, e a mais utilizada.

A diferença em você utilizar uma rede Cisco, é que você poderá gerenciá-la muito melhor e você terá confiabilidade. Pode-se fechar contratos de TAC, assistência diferenciada, ser partnet, etc.
Como para qualquer coisa, para as redes Cisco, é necessário ter um conjunto muito bem definido de soluções, afinal quem configura e apresenta soluções, é a pessoa. utilizar Cisco ou não, depende de suas soluções, criticidade, disponibilidade financeira, etc.

Como trabalho com Cisco, sou meio suspeito em falar, mas preferiria Cisco em qualquer rede de médio e grande porte (dados/voz) :)

Sobre preços, acredito que existam diversos partners da Cisco no Brasil. Você pode fechar soluções com eles. As vezes, a solução é eles fornecerem os equipamentos em forma de comodato (commodity) e configurá-los. Também, você pode comprá-los e contratar alguma outra empresa, consultor ou seus próprios funcionários para configurá-los

Entre no site da Cisco. Lá, deve existir partners (Parceiros) e resellers (Revenda)

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Avatar do usuário
vstrabello
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:02 Dez 2009, 10:10

Mensagem por vstrabello » 02 Dez 2009, 11:07

Desliguem o Caps! :D

Responder