Banda Larga

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Cleitonalex
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:03 Jan 2008, 10:19
Banda Larga

Mensagem por Cleitonalex » 17 Fev 2008, 13:39

Galera,
Estou com a seguinte dúvida e gostaria de saber sobre suas opniões :
Pq no Brasil o serviços de Banda Larga sempre são inferior ao eqptos de informáticas , tais como switches e Access Points
Ex: switches são 10/100/1000 e AP 108Mbps enquantos Banda Larga máximo de 8MB .
Gostaria de saber sobre relação citada acima, pois no meu ponto de vista os eqptos possuem grande capacidade p/ baixa largura de banda .
Minhã opnião é coerente ou estou errado , gostaria de saber de você's....
Abçsss
CleitonAlex

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 17 Fev 2008, 16:38

Cleiton,

Na verdade, o padrão mínimo para os equipamentos de hoje, é a velocidade de 100 Mbps. O que acontece é que nem sempre esta porta WAN é utilizada para conexão diretamente com a internet. Caso isso aconteça, ela pode se comunicar com outros equipamentos conectados a ela por uma velocidade superior. Imaginemos um firewall, um servidor ou qualquer dispositivo que possa ser intermediário, entre a sua conexão de internet (WAN) e seu roteador. Existem diversos controles que podem aumentar o tráfego. Sem contar que existem outras tecnologias que conseguem uma conexão superior a 8 mbps.
Geralmente, numa residência, não haveria tal necessidade, mas os equipamentos SOHO (Small Office / Home Office) estão disponíveis.

Também, talvez não compense fazer uma porta com uma velocidade menor, pois como eles já possuem todo o hardware em velocidade 100 mbps, uma alteração de padrão apenas em uma porta, seja ela de layout ou tecnologia, pode encarecer o produto. (Quanto a isso, é apenas uma suposição).

Agora, falando sobre switch, suas portas geralmente são 10/100 mbps. Seu computador também deve ser 10/100 mbps. Sendo assim, a comunicação entre seu computador e a porta do switch, está na velocidade de 100 Mbps.
Outros computadores conectados ao mesmo switch estão da mesma forma. Quando estes computadores forem se comunicar entre si (PC 1 com PC 2), o mesmo não utiliza a internet. A velocidade da conexão será de 100 Mbps (100 para transmissão e 100 para recepção, no caso de full-duplex, isto é, teoricamente, 200 mbps). Por esta razão, todas as portas de um switch são 100 mbps ou superior.

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 18 Fev 2008, 13:45

Só uma informação adicional, que talvez seja a resposta para sua pergunta.
O custo de uma operadora (telecom) é alto, os equipamentos custam muito caro. Sem contar a grande quantidade de impostos que pagamos.
Para manter isso, a operadora deve passar um valor aceitável, isto é, um valor que possamos pagar (dentro de nossa realidade). Ao mesmo tempo, ela tem que ter o seu lucro.
Cada empresa define seu esquema de vendas/aluguel.

Exemplo:
Se eu tenho um provedor, possuo equipamentos e uma banda total de 30 megas. Imaginemos que o número máximo de clientes seria 30, isto é, poderia vender e garantir 1 mega para cada cliente. O problrma é que esta mesma empresa utiliza links de terceiros. Assim, a internet foge do controle do provedor. Para o provedor garantir o serviço, o mesmo deve fechar um contrato que permita maior confiabilidade com as emrpesas, como embratel. Assim, vai agregando valores ao seu serviço. Tudo isso gera custo, que com certeza é passado para o cliente final.

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder