Projeto de rede com 1015 hots

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
danielle
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:22 Jan 2008, 02:13
Projeto de rede com 1015 hots

Mensagem por danielle » 22 Jan 2008, 02:48

Olá tudo bem?

Estou montando um projeto de rede, para meu curso técnico, sendo que foi exigido de meu grupo montar uma estrutura de rede para 1015 hosts. Foi dividido entre a sala 4 projetos sendo uma Matriz e 3 filiais, uma em cada cidade, sendo que deve haver uma conectividade entre a Matriz e as filias a longa distância.

Escolhemos como planta um prédio de 10 andares.
Ainda não decidimos qual vai ser a forma de conversação entre Matriz e filiais, até cogitamos VPN, mas gostaria de uma sugestão.
A conexão interna da Matriz será feita através de um cabo de fibra óptica na vertical que irá interligar todos os andares e hosts na horizontal com cat5 furukawa.

A questão é que não sei quantos hosts um servidor suporta, sendo que pretendemos distribuir 50 hosts por servidor.

Não sabemos qual o roteador e switches que utilizam protocolo OSPF, que foi exigido pelos professores como pré requisito da Matriz, usar esse protocolo.


Me desculpe se não especifiquei bem, qualquer coisa explico melhor.


Poderia me ajudar por favor..uma luz que seja.


Muuuuuito obrigada!

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 23 Jan 2008, 18:13

Olá!
Eu só não consegui entender bem a distribuição de seus hosts entre filiais e matriz. Tente ser mais específico.
Independentemente, no seu caso, utilizaria endereçamento IP classe B. (172.16.0.0 /16) Agora é só criar sub-redes entre os setores de cada empresa, definir range de ponto-a-ponto (no caso de roteamento)

Sobre a tecnologia a ser utilizada entre filiais e matriz, para uma empresa, aconselharia Frame-Relay ou ATM. Caso necessário, configure ISDN como redundância. Estes, são providos por provedores (ISP). Com isso, você tem garatias mínimas de disponibilidade e qualidade protegidos por contrato.

Você define sub-rede /30 (ponto-a-ponto) entre as subinterfaces dos roteadores de borda da filial e matriz.

Como é projeto fictício, não estarímos tanto interessado em custo, certo?


Sobre equipamentos, utilizaria switches e roteadores da Cisco.
Roteadores, podem ser da série 2600. Este, supota OSPF e vários outros protocolos. Na verdade, o que manda é a versão de IOS do roteador.

Switches podem ser catalyst 3550 (multilayer). ele vem com slots para instalação de GBIC. Ou, caso pense em custo, utilizar um catalyst 2950. Este, possui duas interfaces gigabit, mas não estou certo se utiliza fibra. Para isso, seria necessário instalar um tranceiver.

Você pode criar vlans para cada setor e atrelar subrede para cada vlan, assim, facilitaria o entendimento e disposição baseado em endereçamento IP e sumarização de rotas .

Exemplo:
Tenho um switch no setor X. Outro no setor Y. Ambos estão conectados ao mesmo router. Asssim, compensa, por exemplo, utilizar um endereçamento sequenciado, como 172.16.10.0 /24 para a vlan do X, 172.16.11.0/24 para a vlan do Y e assim continua.

Outro exemplo:

172.16.1.0 /24 para sala 1 - dados
172.16.101.0 /24 para sala 1 - voz
172.16.2.0 /24 para andar 2 - dados
172.16.102.0 /24 para sala 2 - Voz.

etc...


Para ajudar mais, seria necessário mais detalhes.

Abraços e boa sorte
Ronaldo A. Bueno Filho

danielle
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:22 Jan 2008, 02:13

Mensagem por danielle » 26 Jan 2008, 16:33

Olá,

Muito obrigada pelo que me passou de informações até agora..e me ajudou muito pois agora tenho um pouco mais de visão pra fazer o projeto.

No decorrer dessa semana vamos decidir as formas de conexão ponto a ponto e a conexão entre matriz e filiais...assim poderei ser mais clara nas informações pra você me ajudar.

Mas desde já fico muito agradecida pelo que já me ajudou

Responder