Rede NAT : TCP/IP NetBEUI Configurações em geral

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
smarca
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:09 Jan 2008, 15:51
Rede NAT : TCP/IP NetBEUI Configurações em geral

Mensagem por smarca » 09 Jan 2008, 16:07

Primeiramente gostaria de dizer que há muito tempo frequento o site Projeto de Redes, tendo lido diversos artigos, etc.
Mas nunca havia me registrado no forum.
Sou um coroa fuçador de 47 anos de idade que teve que aprender informágica na marra e tenho algumas dúvidas que vou listar abaixo:

Obs.: Todas as máquinas rodam Windows XP Pro BR SP2

1) Na minha casa tenho 3 máquinas ligadas à um D-Link 500T e um Switch D-Link 1008D, compartilhando Internet e enxergando-se entre si.

Mas somente consegui que as máquinas se enxergassem instalando o NetBEUI nas mesmas. Sem ele não consigo fazer de jeito nenhum? Porque? O que deveria fazer para que as máquinas se enxergassem utilizando somente o TCP/IP?

2) Na clínica da minha mulher temos 8 máquinas também em uma rede NAT semelhante mas cascateada com mais um Switch Encore. Até ontem (inclusive aqui em casa) as propriedades do TCP/IP da Conexão Local estava assim:

Obter endereço IP automaticamente

Hoje fiz uma alteração recomendada por um amigo e ficou assim:

Usar o seguinte endereço IP: 10.1.1.2 / 10.1.1.3 / 10.1.1.4 (Em casa nas 3 máquinas) e 10.1.1.2 ... 10.1.1.9 (Na clínica nas 8 máquinas)
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway padrão: 10.1.1.1

Usar os seguintes endereços de servidor DNS:
Primário: 10.1.1.1
Secundário: em branco

Se não colocar o DNS primário em 10.1.1.1 não rola. Porque? O que tem um servidor de DNS com uma rede onde o DNS primário e secundário está configurado no próprio roteador?

Mas o melhor é que a velocidade da rede (comunicação entre as máquinas) ficou sensivelmente melhor, estável, sem falhas como sempre aconteceu.

Porque? O que eu fiz?

E, finalmente: se não instalo o protocolo NetBEUI as máquinas não se enxergam. Então sempre concluí que ele era o protocolo responsável pela comunicação interna das máquinas. Mas ao fazer essas modificações na configuração do TCP/IP a performance da rede melhorou muito. Porque? O que eu fiz?

Desculpem-me pela simplicidade da pergunta, como disse não sou técnico, aprendi na marra e montei essas máquinas na marra também (uma é um notebook). Fuça daqui e dali e vamos fazendo as coisas funcionarem, até para não ficarmos perdidos no tempo e no espaço.

Agradeço desde já qualquer esclarecimento.

[ ]s a todos.