Dúvidas (rede cabeada e wireless)

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
matteorio
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:03 Jan 2008, 15:25
Localização:Rj
Dúvidas (rede cabeada e wireless)

Mensagem por matteorio » 03 Jan 2008, 15:39

Oi pessoal

Minha configuração.

** Com cabeamento no meu escritorio

Banda larga velox 2M
Modem e roteador dlink 500b já roteado para compartilhar o velox
switch encore conectado no dlink 500b
Pc1 e Pc2 conectado no switch.

Tudo funcionando beleza

** Na sala
O que eu quero fazer é ter um terceiro(laptop) ou quarto(videogame xbox 360) em wireless compartilhando o meu velox para a banda larga e acessando o Pc1 e Pc2 para troca de arquivos etc...

Qual seria a melhor solução sem ter que modificar ou configurar o que eu já tenho, somente adicionar algum hardware e configura-lo.

Grato !!!

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 03 Jan 2008, 23:08

Se você quiser ter rede cabeada e wireless, já que vai ter que comprar um Access Point para o game e o notebook, aconselho comprar um roteador wireless que já vem, inclusive, com 4 portas LAN.

Dessa forma, com um único equipamento você teria tudo.

Fazendo da forma que você solicitou, sem exigir substituições de hardware, etc, você deve comprar o AP e conectá-lo ao switch.
O DHCP vem habilitado por padrão nos APs, portanto deve-se desabilitar o DHCP do AP, desde que o DHCP esteja sendo usado no roteador da Velox.
Se você utiliza IP fixo na sua rede cabeada, configure o IP no notebook e game, ou habilite um range de DHCP dentro de sua rede para fornecer automaticamente o IP para equipamentos Wireless.

Por exemplo:
192.168.0.1 a 192.168.0.194 (Fixo)
192.168.0.195 a 192.168.0.254 (DHCP)

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

matteorio
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:03 Jan 2008, 15:25
Localização:Rj

Mensagem por matteorio » 04 Jan 2008, 09:53

Pretendo não mexer no que já tenho porque como falei o switch e o dlink 500b estão no quarto, fica longe da sala +- 15 metros e tem 3 paredes aonde eu pretendo colocar o wireless para o notebook e xbox 360.

Se eu optar pelo AP ao inves do roteador wireless existe alguma desvantagem em relação a tecnologia,sinal etc..

Como eu falei eu tenho uma switch + (modem roteador dlink 500b).

No PC1 está configurado IP automatico.
No PC2 está configurado IP fixo.

Então eu mantenho o DHCP do AP ativo e configuro assim 192.168.0.195 a 192.168.0.254 (DHCP).

Qual AP que você indica para mim.

Grato !!!

Responder