Profissional de Redes

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
r0geri0
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:30 Dez 2007, 12:58
Localização:Belo Horizonte
Profissional de Redes

Mensagem por r0geri0 » 30 Dez 2007, 13:06

Caros amigos, bom dia.

Sou estudante de TI e interessado especificamente em redes, gostaria de saber quais os conhecimentos deve ter um bom profissional de redes de computadores.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 02 Jan 2008, 00:44

Olá, Rogerio!
Primeiramente, como em qualquer outra profissão, esta pricipalmente, exige muita vontade e determinação. Isso é importante para o sucesso profissional.
O mercado está desesperado a procura de profissionais. O problema é falta de qualificação do pessoal. Rede não é apenas "passar" cabo e digitar endereços IP no Windows XP. Está muiiiiiiito além disso.

Aconselho estudar materiais de confiança. Um exemplo, é a certificação Cisco CCNA. CCNA é uma certificação básica da Cisco, claro, baseada em seus produtos (lider de mercado). Com um livro oficial da Cisco Press (Self Study), você já terá uma boa base para iniciar-se no mercado com algum diferencial dos demais. Lembrando que existem dois tipos de livro da Cisco (Self Study e Self Study Certification Guide). O Guide é muito mais resumido, focado na certificação. (Não aconselho, no seu caso). O motivo de não aconselhar, é que o Self Study é muito mais completo e didático. Lhe fornecerá uma boa base para suporte primeiro nível.
Você acha na internet pra download (Emule, etc).
Um site muito bom para dicas, downloads, forum, etc, é o http://www.sadikhov.com/forum/

Se tiver inglês, estude pelos materiais originais.

Independente de qualquer coisa, se você quiser trabalhar em multinacionais, é totalmente indispensável o Inglês (conversação). Se você tiver inglês, com certeza estará contratado.
Lembrando que redes são distribuídas, portanto, interligando vários lugares pelo mundo. Grandes empresas, como AT&T (que comprou a parte de serviços redes da IBM), DELL, HP, EDS, etc, mantém este mercado. Todos exigem, no mínimo, inglês intermediário a avançado para suportar clientes internacionais.
Por falta de profissionais, muitas pessoa que apenas possuem o inglês são contratadas. Algumas ficam o tempo de terminar a suas faculdades, outras gostam e continuam (estas, crescem muito rapidamente). As já de mercado de redes, são muito valorizadas. Por isso o motivo de estudar, pois quem estuda tem futuro e retorno rápido.

Portanto, aconselho você a estudar inglês, realmente investir. Juntamente, estude teoria de redes. Como dito anteriormente, Cisco é um bom caminho e muito valoriado no mercado. Quem tem CCNA é mais valorizado de quem não tem (Estou comparando pessoal de mesmo nível - sem ou com pouca experiência com sem experiência).

Hoje, para suporte primeiro nível em multinacionais, inglês é mais importante que a experiência (por isso, salários nessa fase não é lá essas coisas). Quem tem experiência sem inglês, também tem muitas chances no mercado interno (nacional). Com inglês, facilmente e fatalmente, em multinacionais, serão segundo nível de suporte com salários melhores.
O crescimento é rápido, portando, muitas vezes compensa fazer um projeto de carreira e passar um período como primeiro nível, estudando e tirando certificações. Em pouco tempo terá o reconhecimento.

Eu, já há muito tempo venho estudando todos os dias, mas sem a obrigação de estudo. Leio livros, faço simulações com dynamips, também tem a possibilidade de alugar equipamentos na internet, etc... Fora a experiência que você ganha no trabalho. Se você gosta, sempre terá coisas novas. Coisas novas traz a vontade, e você nunca pára.

Abraços e boa sorte.
Ronaldo A. Bueno Filho

r0geri0
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:30 Dez 2007, 12:58
Localização:Belo Horizonte

Mensagem por r0geri0 » 02 Jan 2008, 01:43

Ronaldo, muito obrigado pela dica.
Vou tratar de melhorar o meu inglês, afinal tudo que chega traduzido, já vem com certo atrazo na informação.

Responder