Por onde passar o cabeamento?

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
gil_feira
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:19 Jan 2005, 17:41
Por onde passar o cabeamento?

Mensagem por gil_feira » 19 Jan 2005, 17:46

Caros,

Tenho a seguinte dúvida: uma empresa de aproximadamente 200m2 precisa implantar toda estrutura de cabeamento. O detalhe maior é que todos os setores desta são compostos por laje. Por onde passare o cabeamento? Pensei na possibilidade de externá-lo via tubulação em PVC.
Se alguém puder orientar-me, agradeço desde já.

Gilmar.

Avatar do usuário
victor_
Moderador
Moderador
Mensagens:15
Registrado em:09 Dez 2004, 14:06
Localização:Aracaju-Se
Contato:

Re: Por onde passar o cabeamento?

Mensagem por victor_ » 20 Jan 2005, 08:56

gil_feira escreveu:Caros,

Tenho a seguinte dúvida: uma empresa de aproximadamente 200m2 precisa implantar toda estrutura de cabeamento. O detalhe maior é que todos os setores desta são compostos por laje. Por onde passare o cabeamento? Pensei na possibilidade de externá-lo via tubulação em PVC.
Se alguém puder orientar-me, agradeço desde já.

Gilmar.


Eu naõ aconsenho que seja "via tubulação em PVC", é melhor furar a lase e colocar "calha" ou "Canaleta"... 8)

Sergio
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:20 Jan 2005, 11:46
Localização:Rio de Janeiro

Re: Por onde passar o cabeamento?

Mensagem por Sergio » 20 Jan 2005, 11:54

Caro Gilmar,

Externá-la pode ser uma boa saída, custo baixo se usar PVC, porém pouca proteção!!! Pode usar tubulação metálica, fazendo uma boa vinculação e se tiver ou for fazer um bom aterramento. Já pensou em canaletas aparentes? ou eletrocalhas no teto descendo pelas laterais das salas ou dependendo do padrão estético usando "postes"?

Boa sorte!

Sergio Miranda.




gil_feira escreveu:Caros,

Tenho a seguinte dúvida: uma empresa de aproximadamente 200m2 precisa implantar toda estrutura de cabeamento. O detalhe maior é que todos os setores desta são compostos por laje. Por onde passare o cabeamento? Pensei na possibilidade de externá-lo via tubulação em PVC.
Se alguém puder orientar-me, agradeço desde já.

Gilmar.

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 21 Jan 2005, 04:09

Caro Gilmar

Esteiras ou canaletas seriam mais práticas, seguras e de melhor estética.
Vale lembrar de algumas regras da norma EIA/TIA 569-A sobre os dutos.

1. O comprimento máximo de um duto entre curvas ou caixas de passagem deve ser de 30 metros.

2. Entre duas caixas de passagem não devem existir mais do que 2 curvas de 90º.

3. As curvas não podem expor os cabos e as terminações dos dutos devem ter luvas para evitar danos aos cabos.

JUlioDuarte
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:5
Registrado em:19 Fev 2005, 12:53

Curva no cabo.

Mensagem por JUlioDuarte » 04 Mar 2005, 14:17

Tenho uma pergunta, se a curva for menor que 90º , o que acontece.

Julio

Visitante2

Re: Curva no cabo.

Mensagem por Visitante2 » 04 Mar 2005, 14:41

JUlioDuarte escreveu:Tenho uma pergunta, se a curva for menor que 90º , o que acontece.

Julio
2 de 45º = 1 de 90º e assim por dinte, permanece a regra.

Mais de 2 de 90º você terá outros caminhos "mais curtos".

JUlioDuarte
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:5
Registrado em:19 Fev 2005, 12:53

Mensagem por JUlioDuarte » 04 Mar 2005, 14:51

E si eu tiver uma curva de 45º, o trafego vai fluir normalmente?

julio

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 30 Mar 2006, 18:44

Desde que respeitando a norma 569A, que diz que deve-se respeitar o raio interno de curvatura das eletrocalhas e dutos, que não podem ser inferiores que 150mm.

Agora, não lembro sobre o cabo em si. Acho que a curvatura do cabo deve deve ser 6 vezes seu raio. Mas como disse, não posso afirmar. O que tenho certeza é sobre a eletrocalha, que com certeza, nessa curvatura de no mínimo 15mm é maior que a curcatura mínima do cabeamento propriamente dito.
Ronaldo A. Bueno Filho

tucanno
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:6
Registrado em:31 Mai 2005, 15:37
Localização:Belo Horizonte

Mensagem por tucanno » 29 Abr 2006, 15:57

Júlio, sugiro que você não use a curva de 45° e sim uma de 90 ou duas de 45°. O que o Ronaldo falou está certo, a curvatura do cabo deve ser de 6 vezes o seu raio. Qto ao fluxo de dados, o que acontece é o seguinte: quanto mais você diminui o grau de curvatura do cabo, mais você contibui para que o trançamento interno se desfaça, e se este "destrançamento" for muito grande, ou seja, em vários pontos da rede, você pode sim ter um baixo desempenho de rede, devido à limitação física causada.

Um abraço.
Eli de Souza

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 16 Jun 2006, 15:47

Só corrigindo...

observando uma apostila da furukawa de meu curso, diz que tem que respeitar 4 vezes o diâmetro do cabo, ou seja, no caso do UTP Furukawa de 24AWG, 8vias = 21,2mm.

Ao meu ver, o problema de usar curvas de menor ângulo, mesmo que respeitando a curvatura, pode ter que exercer maior força ao puxar o cabeamento pela eletrocalha, canaleta, etc... assim, pode-se exceder a carga máxima de força, que não pode ser superior a 11kgf.
Acima disso, pode-se

Não se pode utilizar vaselina, ou qualquer produto químico. Ao longo dos anos, elas alteram as propriedades da proteção externa do cabo e assim, tornando-o áptos a efeitos como next, fext, etc...

Se a instalação seguir a norma ANSI/TIA/EIA 569, não haverá a necessidade de produtos químicos.

Tem que deixar pelo menos 120mm distantes de lâmpadas fluorecentes, etc...

20A/127V ou 13A/220V devem existir uma separação entre o cabeamento da rede e a energia elétrica. De preferência uma canaleta metálica e devidamente aterrada.
Acima de 480V, deverá ter uma distância mínima de 3 metros do cabeamento da rede. Para crossconects e painéis de distribuição, deve ter uma separação física de pelo menos 6 metros.

Tomadas de telecom. devem ter pelo menos 30cm de sobra de cabo.

Temperatura máxima para po cabo é de 60 C.

E por aí vai... tem muitos detalhes para casa local, como sala de telecomunicações, entrance facilities, etc...
Ronaldo A. Bueno Filho

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 16 Jun 2006, 15:53

Esqueci de terminar uma frase no post anterior. Quando disse sobre a força no cabeamento.

"Acima disso pode-se"... pode-se alterar as propriedades elétricas dos cabos.

Para se ter uma idéia, até o pigmento utilizado na cor das 8 vias interferem no cabo.
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder