Projeto de Redes

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
samucasouza
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:14 Mar 2007, 11:50
Localização:Salvador
Projeto de Redes

Mensagem por samucasouza » 14 Mar 2007, 12:02

Ola amigos, estou cursando a na faculdade a matéria de redes e como trabalho foi passado um mini projeto de redes, já verifiquei a metodologia mais gostaria de consultar um projeto já realizado para ter uma melhor base de como realiza-lo, alguem ai poderia me ajudar?
fico grato
Samuel

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 22 Mar 2007, 19:37

Existem muitas maneiras de abordar um projeto (digo na metodologia). Há alguns anos atrás, passei pelo mesmo problema. Quando fiz comecei minha pós e depois que comecei a atuar como projetista, tive que me virar, mas aprendi bastante.
Li muitos documentos de como proceder, mas nenhum exemplo explícito, como uma proposta comercial, controle de encaminhamento de rotas (documentação de todo o cabeamento), cronograma do projeto, desenhos e esquemas (plantas de todo o tipo), endereçamento, materiais, relatório de inconformidades, etc...
Sempre ouvi a mesma resposta "Isso depende de empresa para empresa", o que não deixa de ser uma verdade. Porém, acredito que todos esses profissionais poderiam fornecer mais ajuda neste aspecto. Por exemplo, dizendo como criar a planilha de encaminhamento de rotas, etc, sempre baseado em situações reais sem deixar vazar informações ou segredos, nem mesmo um copy & paste. O que estamos carentes é de conselhos e idéias para quem nunca vivenciou uma situação dessas.

Não prometo para agora, pois estou muito atarefado com a finalização de minha pós e com alterações de horários na empresa. Mas com certeza desenvolverei um projeto fictício, no qual teremos as plantas e desenhos, a metodologia utilizada, toda a documentação, memorial descritivo, etc, como numa empresa real e o mesmo será disponibilizado para todos os profissionais e curiosos.

Acredito que os profissionais que não gostam de compartilhar tais informações, como disse, não na forma de copiar e colar documentos da empresa, mas na forma de conselhos (faz assim, faça isso), na minha opinião, são profissionais que não se garantem ou que tenham medo de algo, uma fobia talvez hehehe....

Afinal, eles nasceram sabendo ou alguém os ensinaram??? É um tanto de egoísmo guardar tais informações.

LEMBRANDO:

Conselhos, passo-a-passo é diferente de fornecer documentação ou templates da empresa. Fornecer templates ou qualquer documentação relacionada a empresa, eu também acho errado e anti-ético.

Espero, em breve, poder fornecer isso para quem quiser, juntamente com um projeto exemplo pronto.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

jlcorrea
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:7
Registrado em:28 Abr 2007, 13:14

Mensagem por jlcorrea » 04 Mai 2007, 11:44

Dentro do próprio www.projetoderedes.com.br você encontra alguns trabalhos, como o da receita federal, o fastfoa, e alguns mais

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 05 Mai 2007, 13:34

Sim,encontra mesmo. Porém, não é um projeto que seria apresentado em vida real. Acredito que quem fez esteprojeto, colocou a disposição apenas algumas informações do site survey. Nada além disso.

O que disse que qualquer hora eu farei, será desenvolverum projeto fictício que englobe desde o site survey, bem como garantias, pagamento, levantamento de materiais, plantas, cronograma, lista de inconformidades, aterramento de telecom, encaminhamento de rotas, entre outros. Tudo isso, como se fosse realmente entregar para seu cliente.

As que estão disponíveis agora estão incompletas a este respeito.

A grande dúvida quando uma pessoa pergunta sobre um projeto, é como proceder, pois exemplos nós temos vários, mas pelo que vi, a grande maioria, incompleto. Então, tentarei fazer um projeto completo, como se fosse realmente na vida real e disponibilizar no site.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder