O quê é melhor?

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Projetando uma rede.
O quê é melhor?

Mensagem por Projetando uma rede. » 30 Set 2004, 11:16

ola pesoal, bom dia.

estou reestruturando uma rede que vai ter quase 100 pontos de rede.

estou precisando saber se cascatear switches realmente deixa a rede mais lenta, ou se existem formas de fazer essa cascata para melhorar o desempenho, ou se seria melhor ainda a empresa adquirir switches de 48 portas. E também se todos precisam ser da mesma marca para melhorar o desempenho.

Alguém poderia me dar uma sugestão, sou grato desde já!!

Rodrigo.

Novato

Mensagem por Novato » 01 Out 2004, 01:08

Embora alguns documentos técnicos dizerem que não, a verdade é que o cascateamento causa um certo delay, por melhor que seja feito.

Usar um único equipamento certamente é melhor do que o cascateamento, mas caso o cascateamento seja realmente necessário, fazê-lo utilizando bons equipamentos e de mesmas características é o mais importante, a utilização de equipamentos de mesma marca ou modelo é índicado mais pela estética e manutenção.

Visitante

Re: O quê é melhor?

Mensagem por Visitante » 05 Nov 2004, 19:44

compre switch que tenham portas que possam ser empilhadas, ao contrario do cascateamento o empilhamento nao degrada a performance da rede.

a conexao e feita com um cabo parecido com o cabi flat e nao por uma porta do switch....

Avatar do usuário
victor_
Moderador
Moderador
Mensagens:15
Registrado em:09 Dez 2004, 14:06
Localização:Aracaju-Se
Contato:

Dica

Mensagem por victor_ » 09 Dez 2004, 14:18

Concordo com os demais, se houve-se varios Switch's para não cascatear seria bem melhor, caso seja necessario é melhor que seja da mesma marca, eu recomendo que seja da marca "3com", ela é uma otima... Espero ter ajudado...

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 30 Mar 2006, 18:56

Eu utilizaria um switch mais "potente", no qual seria onde ligar os servidores comuns a toda rede e roteadores, depois, ligaria outros switches de menor "potência" para cada setor da empresa ou outra divisão lógica necessária.

Por exemplo, um switch core de 1gbps e os crossconects intermediários, usando switchs 100mbps. Não sei como é a estrutura, se tiver problema de custos e não utilizar grande tráfego, pode colocar placas 10/100mbps nas estações de trabalho e você pode limitar para elas trabalharem em 10mbps e os servidores em 100mbps, dessa forma, todos os seus switches podem ser 10/100mbps.
Mas você teria que configurar as placas para tabalhar em 10mbps.
Geralmente isso é feito em gargalos.
Futuramente, será 1gbps nos terminais e 10gbps nos gargalos. Mas ainda não saiu a norma formalizada pela EIA/TIA.
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder