Desempenho em Redes Wireless

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
HugoT
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:07 Mar 2007, 11:56
Desempenho em Redes Wireless

Mensagem por HugoT » 07 Mar 2007, 12:08

Estou com um problema no desempenho da minha rede Wireless. É uma rede local da empresa que funciona a 10Mbits. O problema é o seguinte: a rede funciona perfeitamente até o momento em que o software de supervisão (SCADA) de uma aplicação é iniciado, qdo isso ocorre toda a rede fica muito lenta. A aplicação não é muito pesada e o fabricante do software diz que o problema eh da rede, alguém tem alguma idéia do que pode estar acontecendo?

Desde já agradeço.
Hugo

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 12 Mar 2007, 01:02

Olá!
Bom, a primeira vista, pode ser um problema de gargalo ou algo do tipo.

Partindo do princípio que sua rede é 10 Mbps, provavelmente é utilizado hub. Hub funciona em broadcast, isso é um problema em redes maiores ou com tráfego intenso. Talvez este módulo pode estar gerando um tráfego maior, combinado com má conectorização e/ou cabeamento, gera muitas colisões e retransmissões, subindo drasticamente o uso da banda.

Primeira coisa, independente se utiliza HUB ou não, passe esta rede para 100 Mbps, pelo menos o servidor. Se estiver utilizando HUB, substitua-o por um switch.

O ideal é dar preferência para o switch e placas de rede (NIC) full-duplex, sendo o switch com pelo menos uma porta gigabit e todas as outras placas da rede 100 Mbps. Assim, sua rede não terá colisões e nem gargalo, pois você conecta o servidor na porta giga e terá velocidade maior que o restante da rede, podendo atender a todos sem latência.

Se estiver com problemas financeiros, compre uma placa 100 Mbps para o servidor, mais um switch 10/100 Mbps. Você terá o mesmo resultado como exlicado acima, com as estações em velocidade inferior do servidor, sendo o servidor trabalhando a 100 e as estações a 10 Mbps.

Verifique o cabeamento, como estrangulamentos no cabo, dobras menores que 6 vezes o raio do cabo, oxidação nos conectores, etc...

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

allanpelais
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:13
Registrado em:28 Abr 2007, 21:26
Localização:Sumaré

Mensagem por allanpelais » 28 Abr 2007, 21:51

verifique o trafego gerado na rede com o uso desse programa
keep Delta my Delta

Responder