ESTABELECER CONEXÃO DE UMA LAN ENTRE DOIS AP'S

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
leandroklz
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:22 Fev 2007, 11:26
ESTABELECER CONEXÃO DE UMA LAN ENTRE DOIS AP'S

Mensagem por leandroklz » 22 Fev 2007, 11:48

bom pessoal eu estou com um grande problema, tenho uma lan dividida entre dois predios, uma parte das maquinas fica de um lado da rua e o restante fica do outro lado, eu uso dois access point da EnGenius "EL-2611cb3 DELUXE", quando eu instalei os dois eles funcionaram perfeitamente, mas ha uns dias tenho enfrentado problemas com minha conexão, de um lado não acesso a internet, parece que eles não estão conseguindo estabelecer comunicação, então eu fiz um teste com os dois no mesmo predio, ai sim, funcionou mais quando voltei eles pro lugar onde deveriam funcionar isso não aconteceu, já me falaram que eu deveria colocar antena externa, gostaria de ouvir a opinião de alguem do forum, desde já, muito obrigado.

marcossilva
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:10
Registrado em:07 Fev 2007, 11:41

Mensagem por marcossilva » 22 Fev 2007, 16:30

Seria interessante você colocar uma antena externa sim.. já que as antenas indoor são muito pouco potentes.

leandroklz
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:22 Fev 2007, 11:26

Mensagem por leandroklz » 22 Fev 2007, 16:51

bom, o meu equipamento é de 23 dbm, você acha que com a antena que ele usa atualmente "indoor" ele estaria trabalhando abaixo dos 23 dbm, ou se eu coloco uma antena externa ele irá trabalhar com uma frequencia superior? desde já agradeço sua atenção.

marcossilva
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:10
Registrado em:07 Fev 2007, 11:41

Mensagem por marcossilva » 23 Fev 2007, 09:27

não digo que ele irá trabalhar com uma frequência superior, mas o sinal vai se propagar melhor.

leandroklz
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:22 Fev 2007, 11:26

Mensagem por leandroklz » 23 Fev 2007, 14:11

você poderia citar alguma marca e modelo de alguma antena, pra eu ter como base?

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 24 Fev 2007, 23:48

Só uma coisa interessante... Você deve comprar uma antena e/ou um AP que supra suas necessidades apenas. Por exemplo, se um ap está a 200 m do outro ap, seria interessante um equipamento que não ultrapasse muito mais do que 200m, pois se isto acontecer, você estará mais "desprotegido", pois com uma área maior de abrangência, mais pessoas podem detectar sua rede e por consequência, você tem maior probabilidade de tentativas de invasão. Claro que temos muitas maneiras, que unidas, tornam o wireless mais seguro, mas quanto mais precaução melhor, afinal, temos muitas maneiras de detectá-las e tentar invadir através de stealth mode e outros. (neste caso, o invasor só será detectado se realmente você monitorar todo o tráfego de sua rede.)

Outra coisa, se for uma conexão ponto-a-ponto, não utilize omnidirecional. Utilize sempre direcional e, de preferência, sem amplificador de sinal.

Não sou muito ligado a equipamentos, portanto, infelizmente não posso te fornecer modelos.
Ronaldo A. Bueno Filho

vedolin
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:54
Registrado em:20 Jul 2006, 09:50

Interferencia

Mensagem por vedolin » 25 Fev 2007, 11:49

Como dito acima você está provavelmente sofrendo interferencia, por isso os APs estão caindo. O ideal mesmo é você usar duas antenas externas, posso de te recomendar umas antenas da Zirok, a WLL-GRID, www.zirok.com.br, ela tem ganho de 24Dbi, e você consegue linkar até 5km, eu não conheço esse AP que você está utilizando, se eles forem bridges tb você poderá utilizar eles tb. Se caso eles não forem tem recomendo você usar umas bridges da Ovislink.
Porem antes de você fazer isso é recomendável você fazer um site survey entre os dois prédios para ver que tipo de interferencia você está recebendo, tanto a 2.4Ghz e a 5.8. Verficar os canais que já estão sendo utilizados para você não utilizar os mesmos.

Att:Vedolin;

Responder