Cabo Crossover

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Rúbia
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:25 Ago 2004, 13:29
Cabo Crossover

Mensagem por Rúbia » 25 Ago 2004, 13:34

Tenho dois computadores com WinXP e gostaria de saber como configurá-los para funcionarem através de cabo crossover. Gostaria de saber o que tenho que habilitar, o que tenho que desabilitar, enfim o que devo fazer para que um tenha acesso total aos arquivos do outro pelo cabo crossover.

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 25 Ago 2004, 15:19

Supondo que você ainda não tenha configurado as duas placas nos miros:

Abra o gabinete e encaixe uma das placas de rede num slot livre. Reinicie a máquina e o Windows detectará a presença do novo hardware e se ele tiver o driver correto, pedirá o CD de instalação do Windows. Caso contrário, coloque no drive o CD que acompanha a placa e indique ao Windows o caminho deste driver. Esse mesmo procedimento deve ser realizado no segundo micro.

Instaladas as duas placas, ligue-as entre si com o cabo cross. A rede está pronta, mas ainda é preciso fazer algumas configurações para que ela funcione.

Primeiro, vamos identificar as novas placas de rede. No primeiro micro, vá ao Painel de Controle e ative o item Rede (ou, na área de trabalho, clique com o botão direito em Ambiente de Rede e escolha Propriedades). Selecione, na lista de componentes de rede, a linha que começa com "TCP/IP ->" e indica o nome da placa recém-instalada.Clique no botão Propriedades e, na orelha Endereço IP, marque a opção Especificar um Endereço IP. Agora, em Endereço, digite192.168.0.1 e, na caixa Máscara de Sub-Rede, 255.255.255.0. Repita esta mesma operação no segundo micro. A única diferença é que nele o endereço IP deve ser 192.168.0.2. Agora, a rede ainda não está disponível, mas já deve existir um reconhecimento básico entre os dois PCs.

Nos dois micros, abra a janela do DOS e digite:

ping 192.168.0.x (onde o x, é, obviamente o octeto do endereço do micro que você deseja acessar.)

Se Você receber mensagens positivas, informando o tempo em que o outro micro respondeu, significa que uma máquina está efetivamente ligada à outra.

Redes Windows desse tipo só funcionam mesmo depois que se ativa a capacidade de compartilhar informações. Vá então ao Painel de Controle, clique no icone Rede e no botão Compartilhamento de Arquivos e Impressoras. Na tela que se abre, marque uma ou as duas caixas "Desejo que outros usuários tenham acesso a meus arquivos" e o mesmo para "minha(s) impressora(s)". O compartilhamento está ativado. Falta, apenas, você definir quais recursos de cada máquina serão compartilhados à outra.

Conforme as escolhas ativadas no compartilhamento, você pode compartilhar unidades de disco inteiras, diretórios e impressoras. Para isso, abra o Windows Explorer e clique com o botão direito no item desejado e escolha Compartilhamento. Na tela seguinte, escolha a opção Compartilhar Esta Pasta (ou Impressora). A opção-padrão é o compartilhamento completo. Ou seja, quem faz o acesso remoto tem direitos totais: ler, modificar e apagar arquivos. Há ainda as opções Somente Leitura ou Depende de Senha.

É fácil reconhecer, na própria máquina, os recursos que estão compartilhados: os ícones deles passam a exibir uma pequena mãozinha. No outro micro, os recursos tornam-se visíveis no Windows Explorer ou no diretório Ambiente de Rede.

Caso você utilize partição NTFS, verifique também as propriedades de segurança.

Responder