Mensagem
por ronaldobf » 21 Jan 2007, 12:49
Só para completar o que o Vedolin disse, sempre que você trocar o cabeamento de sua rede para outra categoria, deve-se trocar todos os componentes que não dão suporte à outra categoria.
Se você trocar o cabo de cat 5e para 6 e não trocar patch-pannels, por exemplo, você terá que certificar seu cabeamento em cat 5e, pois caso certifique em cat 6, simplesmente será reprovado pelo analisador (certificador), que segue todas as normas da ANSI/EIA/TIA 568 B.2, no qual se refere aos parâmetros de testes físicos e eletro-mecânicos de cabeamento metálico para cada categoria.
O ideal, se você utiliza velocidade de 100Mbps, que faça um backbone de 1 Gbps, onde este será o caminho para seus servers, routers, etc...
O ideal é sempre ter uma velocidade maior no backbone para que não haja gargalos em sua rede e sempre utilize cabeamento que já foi normalizado, pois os parâmentros podem ser alterados pelos requests for comments (RFC), que quando se tem um conjunto relacionado ao assunto, se torna uma norma.
Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho