Página 1 de 1

Dúvida em Projeto de redes (situação real)

Enviado: 19 Dez 2006, 13:01
por andersonafo
Bom dia caros amigos...
estou com uma pequena dúvida, pois estou para ampliar a capacidade da rede do meu trabalho. A situação é a seguinte...

3 prédios (2 já existentes e 1 por construir)
1 servidor (localizado no prédio 1)
1 única rede (todos se enxergam - todos acessam o servidor)

o prédio 1 e o prédio 2 estão interligados por uma conexão de fibra óptica em uma distância de 400 metros através de 2 switchs (até aqui tudo bem, tudo funciona perfeitamente). Tenho que instalar uma rede com 16 computadores em um novo prédio (prédio 3) e a sua interação é através do prédio 2.

a minha dúvida é como extruturar fisicamente essa essa nova parte da rede. devo puxar um cabo (par trançado) e colocar um switch de 18 portas que tudo vai funcionar perfeitamente, não vai haver perda de velocidade na rede?

coloquei um link com o desenho de como vai ficar minha rede
http://projetoredes.e1.com.br

espero ter colocado minhas dúvidas com clareza, desde já agradeço e espero uma ajuda...

Enviado: 20 Dez 2006, 15:10
por ronaldobf
Olá, Anderson!!!
Na verdade, tudo vai depender da sua estrutura e quanto você pode gastar. Lembrando que para garantir qualidade, desempenho, escalabilidade, o ideal é utilizar cabeamento estruturado.

Pela norma, você pode fazer a ligação que quer através do prédio 2, como um cross-conect intermediário sem problemas, desde que o cabeamento metálico seja acondicionado de forma adequada.

O que não aconselho é utilizar a mesma velocidade entre os prédios (backbones),isto é, utilizar 100Mbps em toda a rede.
Se quiser fazer a ligação entre os prédios dessa forma: 1-----2-----3 você pode, mas lembre-se que terá muita concorrência para o prédio 3 acessar servidores no prédio 1. Com apenas 1 server, isso não é tão perceptível, mas se tiver 2 ou mais servers, com certeza será mais perceptível.
Independente de 1 ou mais servers, com tantos computadores, acredito que você deveria ter mais de 1 server. Pelo menos 1 para a internet e firewall, separados dos servers de dados e aplicação da empresa. Note que a separação de serviços, além de segurança, irá desafogar servidores.

Sobre a velocidade, o backboone (ligação entre prédios) deve ter maior velocidade para evitar gargalo. Um exemplo, se sua rede for 100Mbps, você compra switches com 1 porta giga e as restantes 100Mbps. Você liga o backbone para funcionar em 1 Gbps e sua rede interna ao prédio, funcionando a 100Mbps. O acesso ao roteador e aos servidores também devem ter velocidades superiores.

Se tivesse disponibilidade, eu ligaria,através de fibra óptica, o prédio 1 ao 3 e habilitaria o STP (Spanning Tree Protocol) dos switches gerenciáveis, pois assim, você terá redundância sem conflitos (formando um anel entre os prédios). Imagine se o cabo do entre os prédios 1 e 2 rompe, sua rede não iria parar, pois ele tem outro caminho para trafegar os dados. Imagine a situação sem a redundância, simplesmente todo o prédio 2 e 3 perderão a conectividade com o 1.

Além disso, o prédio 2 não concorreria pelo mesmo caminho que o 3, pois oprédio 3 poderia trafegar pelo caminho 1---3 e o prédio 2 pelo caminho 1---2, sendo diretamente concorrentes apenas se um dos backbones se romperem (você não teria um gargalo)

Eu faria dessa forma (redundância com STP)!

Tudo depende da criticidade da situação e de sua disponibilidade de investir.

Analise a escalabilidade da rede (crescimento). Defina classes de IP para separar sua rede entre setores, para isso, utilize switches gerenciáveis ou, menos aconselhável para a LAN, por custo, compre roteadores e separe fisicamente cada setor.Ao meu ver, inviável.

Todos pensam que investir em redes e estrutura é apenas custo. Muito pelo contrário, todo o investimento em cabeamento estruturado e soluções como switches gerenciáveis, etc, trará mais vantagens competitivas para a empresa, pois não terá tantas paradas para manutenção, os problemas cairão drasticamente e por consequência, gastos com manutenção cairão. O dinheiro acaba sendo recuperado. A garantia mínima para um projeto de cabeamento estruturado é de 10 anos. Alguns fabricantes como a furukawa, seguindo algumas regras, fornecem garantia estendida de até 25 anos.

Faça sempre pensando na realidade do cliente (custo/benefício) e faça apenas 1 vez, isto é, faça bem feito para não ter problemas no futuroque exigirão muito mais gastos do que o previsto e talvez, mais gastos do que se tivesse implantado o projeto melhor estruturado.

Se precisar de algo, estou a disposição.

Abraços

Enviado: 24 Jan 2007, 15:01
por vedolin
Queria acrescentar algumas coisas a mais, como o Ronaldo disse, td vai depender do quanto você vai querer investir ou os donos, só que se for o projetista da rede, o buraco é mais embaixo, pois pelo menos você tem que apresentar algumas soluçoes, vamos a elas:
- você pensou em retundancia fisica desse escopo de ligação? Isso é muito importante. Hj em dia tem no mercado alguns chaveadores opticos que fazem o chaveamento (equipamento ativo) em menos de 10ms, você nem chega a perder pacote de rede..hehehe
- você tava pensando em ligar um cabo UTP para ligar o predio 2 com o 3? E como que é esse ambiente? Externo, não pode pode passar cabo utp externo, uma solução mais barata seria usar um cabo FTP, ou STP, porém o correto mesmo seria você ligar por cabo optico, diretamente no seu switch de core(isso pode ser feito utilizando o mesmo cabo optico, mas em canais diferentes). Alias o seu esquema de ligação já está errado, você só pode utilizar 3 camadas de switch, o Core, Distribuição e o de Acesso, no caso o seu switch do prédio 3 já ta camada de acesso, sendo que ele é pra ser de distribuição, oque acarreta que se for precisar ligar mais algum switch no prédio 3 estará estrapolando os niveis de cascateamento.
Ainda nesse esquema de ligação dos prédios, é extremamente importante você colocar cabo optico com fibras Monomodo (SM), pois fibra Multimodo só link a gigabit numa distancia máxima de 220 metros, mesmo que você não ligue hj a giga, pelo menos você já estará preparado.
Reforço as ideias do Ronaldo de backbone gigabit e usar Spanning Tree e ainda.
Que eu lembro de cabeça, os principais são esses que eu te aconselho...

Att:Vedolin;