Página 1 de 1

Técnico é detido acusado de retransmitir acesso à internet

Enviado: 08 Dez 2006, 11:53
por alexandre
Na manhã de ontem (17/08/2006) a Polícia Militar de Sorocaba deteve um técnico em eletrônica, proprietário de uma empresa de consultoria em informática, acusado de usar um sistema de antenas e equipamentos via rádio para retransmitir e comercializar o sinal de um provedor de internet.

O técnico contratou os serviços de internet banda larga da empresa Net e há cerca de um mês passou a usar antenas de rádio para retransmitir o acesso a terceiros, que contratavam o serviço sem saberem de sua ilegalidade. Desde que passou a oferecer o serviço o acusado conseguiu captar 19 clientes, que pagavam de R$ 45 a R$ 70 por mês pelo acesso.

Levado à Delegacia de Investigações Gerais, ele prestou depoimento, mas foi liberado por não haver provas. Seu computador será periciado e se comprovado o esquema, o técnico será indiciado no artigo 9.472/97 da Lei de Telecomunicações, que proíbe a comercialização de sinal de internet por empresas não licenciadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Situação comum
Segundo o acusado, a chamada sublocação de provedores de internet é bastante comum em Sorocaba. Ele passou a polícia uma lista de estabelecimentos que estariam praticando o delito. Entre eles estão até cyber cafés, que estariam usando antenas para retransmitirem o sinal de internet via rádio. A Polícia irá abrir inquérito para apurar os casos.

18/8/2006
Fonte: Jornal Bom Dia Sorocaba.
Notícia publicada em:
http://www.bomdiasorocaba.com.br/index. ... &mat=38527

Enviado: 08 Dez 2006, 16:13
por ronaldobf
Interessante esta situação... Por isso sempre devemos nos atentar para as prestadoras de serviços, sempre pedir cases de clientes e analisar qual é a estrutura da empresa e ver se a mesma está qualificada para tais serviços. Não me lembro aonde, mas sei que existe um cadastro das empresas provedoras de serviços de internet. Deve ser no registro.br.

Abraços