VIVAX - Manaus - desespero!!

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Leleko
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:06 Dez 2006, 17:42
VIVAX - Manaus - desespero!!

Mensagem por Leleko » 06 Dez 2006, 18:06

Desde já agradeço a atenção e paciência de quem puder ajudar!

Meu irmão afortunado possui uma conexão antiga da vivax ( cabo ) aqui em Manaus, e utiliza o link que chamam de terrestre e que tem uma qualidade razoável. (ping de 50ms pra UOL e 190+ pra server internacional)

Eu, possuo a mesma conexão vivax, mas minha faixa de IP é diferente e pego o link satélite deles aqui, e a latência da minha conexão é uma tristeza. (ping de 550+ pra uol e 700+ pra server internacional)

A minha pergunta é: Tem como eu utilizar os recursos da conexão dele, me conectando com ele via internet?
Não estou preocupado com banda, e sim com ping.
O ip dele é fixo. Ele usa um roteador wireless (Roteador Wireless Linksys WRT54G ) e usa um desktop com winXP pro e um notebook com xp home

Eu uso um desktop com winxp conectado direto no cablemodem.

pingo o ip dele é dá 5-10ms, por isso a minha experança em alguma forma de conexão pela própria internet, pq ai utilizaria os recursos da rota que a conexão dele utiliza, com um acrescimo irrisório de 5-10ms de latência. :)

vlw

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 07 Dez 2006, 09:04

Olá!
A primeira questão, é saber qual a distância entre você e seu irmão, dependendo, um sistema wireless poderia resolver seu problema tranquilamente, desde que dentro de um raio de alcance da mesma. Assim, você estaria numa mesma rede que seu irmão e compartilharia a mesma internet.
Agora, para você fazer uma conexão com ele via WAN, isto é, com sua internet, daria na mesma.

Qualquer coisa, troque seu provedor.

Sobre o ping, é apenas um teste que indica mais ou menos qual o tempo que um dado qualquer demoraria para trafegar em sua rede. É chamado tecnicamente de echo resquest e pertence ao protocolo de mensagens ICMP.
Ele é bom para throbbleshooting (identificação e solução de problemas), porém não como parâmetro de testes.

O aconselhável é que você instale um analisador de rede em seu computador e veja onde está este problema de lentidão.

Você tem que estar preocupado não só com banda, mas sim com a qualidade. Por contrato, a Vivax garante 50% de sua velocidade contratada. Procure saber se o problema é em sua estrutura (computador, software, etc), se não for, chame a empresa e exija a qualidade contratada.

Para utilizar um router, teoricamente, você teria que ter uma conexão WAN (internet), que interligaria sua rede com de seu irmão. Portanto, neste caso, router ficaria esquisito.

Existem algumas soluções, coo radius, etc, mas acredito ser inviável para uso doméstico.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 07 Dez 2006, 09:07

Para utilizar um router, teoricamente, você teria que ter uma conexão WAN (internet), que interligaria sua rede com de seu irmão. Portanto, neste caso, router ficaria esquisito.
NEste parágrafo quis dizer com "ficar esquisito", que você teoricamente teria que ter alguma conexão com a internet para se conectar ao seu irmão.

Se estiver perto, utilize Wireless.

abraços
[/quote]
Ronaldo A. Bueno Filho

Leleko
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:06 Dez 2006, 17:42

Mensagem por Leleko » 07 Dez 2006, 13:26

Opa, valeu Ronaldo pela resposta.

Eu tava pensando em algo "sem custo" já que seria uma solução temporária, pois tanto minha conexão pode de repente voltar ao normal, quanto a do meu irmão pode ficar tão ruin quanto a minha. Em se tratando de Vivax, pode se esperar tudo.

O pior é que não adianta reclamar, porque os atendentes não entendem o problema e quando entendem não se importam e/ou não podem resolver.

E o provedor concorrente é a velox que em Manaus usa o link satélite da Embratel, e além de muito mais caro, é muito pior.

Por isso q pensei em alguma forma louca ai de usar a conexão dele como uma espécie de gateway, que já teria um bom ganho de qualidade pra mim.

abraço

Responder