Como fazer contas de IP e subrede?

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Marcio Marques
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:10
Registrado em:23 Nov 2006, 14:07
Como fazer contas de IP e subrede?

Mensagem por Marcio Marques » 28 Nov 2006, 23:03

Olá pessoal alguém poderia me explicar como faço a conta de IP e Mascara-subrede para 10 micros e como faço caso venha aumentar ou diminuir a quantidade de micros na rede. :?:

Agradeço a todos!!

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 29 Nov 2006, 09:42

Olá,

Você pode utilizar essa tabela abaixo e depois baixar um simulador de subredes, temos um em nossa seção de downloads.

Com isso, dependendo de como você está projetando sua estrutura, poderá usar a melhor configuração.

Bits da Subrede.2....3.......4......5......6
SubRedes*........2....6.....14....30....62
Hosts*.............62...30....14....6......2
Máscara.........192..224..240..248..252

* Já descartados os endereços da rede e broadcast

Marcio Marques
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:10
Registrado em:23 Nov 2006, 14:07

Mensagem por Marcio Marques » 30 Nov 2006, 15:45

Alexandre agradeço sua ajuda e te pesso desculpas pois sou novo na area de rede e não entendi muito bem.. baixei o programa gostaria de uma ajuda sobre o memso, caso eu queira colocar 14 micros usuaria os seguintes IPs?
192.168.0.1 - 192.168.0.14
mask
255.255.255.240
broadcats ((o que é?))
192.168.0.15

você me indicaria outra clase de ip. Caso tenha algums material sobre esse assunto poderia me informar?.
Agradeço sua atenção... :idea:

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 01 Dez 2006, 10:19

Exatamente isso.

Broadcast é um endereço que não pode ser usado por nenhuma estação, é como se fosse um IP genérico que serve pra todo mundo daquela rede.

Obviamente estou falando isso de uma forma muito resumida, pois como você disse, é novo na área. Portanto, você ainda vai conhecer outras coisas antes desse assunto e quando chegar a estudar broadcast você vai entender melhor a sua função numa rede.

Sugiro também que você procure um curso ou alguns livros sobre esse assunto, pois como você se interessa por essa área, vale a pena seguir a profissão.

Quanto aos IPs, você vai usar esses mesmos se a sua rede for de até 14 estações, o IP 192.168.0.17 por exemplo, já pertence à outra rede.

Veja na própria calculadora de subnet as "Subnets/Hosts" possíveis com essa configuração.

Para uma ampliação, ou você troca essa classe para uma maior, se for possível, ou já coloca uma classe maior de uma vez.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 01 Dez 2006, 21:18

Digitei um texto de 12 páginas tentando explicar, como um tutorial, como fazer endereçamentos IP.

Lá, tentei explicar de forma simples, na linguagem mais fácil.

Depois, entrarei em contato com o Alexandre e se o mesmo permitir, poderei disponibilizar o material no site. (ainda falta padronizar. Se quiser, posso enviar em seu e-mail.

abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 02 Dez 2006, 09:16

Ronaldo,

Podemos colocar o material no site em forma de tutorial.
Certamente vai ajudar bastante e você tem todo o nosso apoio no que precisar.

Um abraço.
Alexandre

Marcio Marques
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:10
Registrado em:23 Nov 2006, 14:07

Mensagem por Marcio Marques » 02 Dez 2006, 13:29

Alexandre e ronaldo agradeço mesmo a ajuda de vcs.. sobre a apostila claro que pode me enviar.segue o email.

[email protected]


Vcs poderiam me ajudar novamente? estou largando programação para fazer redes o que teriam a comentar sobre o assunto já que estou tendo dificuldades nas materias de programação e queria saber como anda o mercado de redes hj em dia..

grande abç. desde já agradeço.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 02 Dez 2006, 13:31

Legal, Alecaxandre...

Vou melhorar o texto, vou colocar cores, para identificar melhor determinadas situações. Depois, você lê e veja se existe algo que deva melhorar, pois fiz meio corrido e sempre fica alguma coisa, ou mesmo, se a linguagem que utilizei não foi legal.

Não abordei VLSM nem CIDR, pois acredito que o tutorial seria mais para iniciantes. Mas com o tempo eu adiciono os dois.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 02 Dez 2006, 13:51

Márcio, sobre redes, bem como qualquer área de tecnologia, o segredo é gostar e sempre investir em você mesmo, seja por auto-didata ou por cursos, unindo à experiência de trabalho, que gradativamente vai sendo reconhecida e vai abrindo novas portas.

O grande problema de hoje, em qualquer área de tecnologia, é que as pessoas não possuem as qualificações necessárias para uma vaga de uma grande empresa.

Vagas, sempre existem, mas falta profissional que atenda os pré-requisitos.
Inglês é primordial (avançado / fluente), tem empresas que preferem pessoas que saibam inglês e tenha algum conhecimento na área apenas. Certificações, são muito importante, principalmente se você não tem tanta experiência na área, pois assim, você estará provando seus conhecimentos através de seus estudos. Hoje, sou certificado FCP, da Furukawa para projetos de cabeamento estruturado. Agora, estou estudando para tirar certificação unix, podendo ser Linux. Ainda não defini. Ao mesmo tempo, tenho projeto que tracei, que em 1 ano a no máximo 2, quero ser CCNP, da Cisco. Já comprei livros oficiais nos EUA, pois além de treinar meu inglês e acostumar com termos técnicos, aqui no Brasil, a versão já está desatualizada, tendo em vista que as certificações sempre sofrem atualizações.
Para treinar meu inglês, por exemplo, eu utilizo o skypecast (serviço do skype).

Eu tenho um objetivo na minha vida que é ser um grande projetista. Para isso, estou estudando projetos, normas, também é necessário experiência em suporte (outsourcing), etc... hoje, posso me considerar crú para desenvolver sozinho grandes projetos, mas daqui algum tempo, estarei totalmente preparado. Quem sabe, daqui alguns anos, ão faço uma MBA para gestão de projetos e qualidade.

Hoje, possuo minha empresa, no papel apenas, para emitir notas, mas viso entrar numa grande empresa ou mesmo numa empresa já estabilizada para que eu ganhe mais experiência para que no futuro, possa ser Expert na área.

Cresci muito esses últimos meses, principalmente depois de um curso que fiz, onde o professor (CCIE), nos passou uma experiência de vida muito legal. Abriu meus olhos.

Vagas, tem de penca, mas devemos cumprir os pré-requisitos para elas.

Agora, perguntar se vale a pena a área de redes para um profissional de redes.. hmmmm... com certeza vale a pena hahaha... Lembrando que o sucesso só depende de você.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Marcio Marques
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:10
Registrado em:23 Nov 2006, 14:07

Mensagem por Marcio Marques » 04 Dez 2006, 00:22

Ronaldo te agradeço mesmo pelas palavras acho que estava precisando disso muito obrigado.. pela atenção pode até parecer repetitivo mais o que você disse serve de muita ajuda não só para mim como para outras pessoas que não sabem o que relmente quer fazer..Temos que traçar nossas metas não importa como mais temos que nos planejar.. Valew grande abç..

Marcio Marques
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:10
Registrado em:23 Nov 2006, 14:07

Mensagem por Marcio Marques » 04 Dez 2006, 00:56

Ronaldo, não achei o tutorial no site, e tbm não recebi poderia estar me reenviando.? abç..

[email protected]

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 04 Dez 2006, 01:36

Olá!

Sobre o arquivo, já foi enviado para seu e-mail a versão sem formatação, etc.., porém, seu e-mail retornou. Confirmei o endereço e mesmo assim, retornou.
Ainda faltam algumas coisas, mas que essa semana acrescentarei e enviarei para o Alexandre que, após sua análise, poderá disponibilizar no site.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Marcio Marques
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:10
Registrado em:23 Nov 2006, 14:07

Mensagem por Marcio Marques » 06 Dez 2006, 01:09

Ok Ronaldo caso possa enviar para este email => [email protected]
agradeço... grande abç.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 08 Dez 2006, 16:26

Ok... terminei o tutorial sobre endereçamento IP. Apenas não falei sobre VLSM e nem CIDR, mas conforme tendo tempo, o farei.

Nele ensina duas formas diferentes de conversão de binário para decimal e vice-versa, importantíssimo para o entendimento de endereçamento IP. Também ensina como identificar um endereço IP, ensina sobre endereços broadcast, multicast, unicast, classes de IP, máscaras, etc...

Ensina também, na vida real, como definir um endereçamento para cada situação, como se você fosse um projetista.

Estou terminando alguns exercícios que encorporarei neste tutorial e suas respectivas respostas ao final do tutorial. Assim, as pessoas tentarão resolver e testar seu conhecimento. Nele, temos algumas pegadinhas simples e outras mais básicas.

Quem quiser, está no formato PDF e é só solicitar que envio no e-mail. Depois, conforme o Alexandre autorizou, após sua análise, este será incluído no site (projetoderedes.com.br) para download.

Ele pode ser utilizado como queiram, desde que comente a fonte do mesmo. Alterações, detecção de erros, críticas, sugestões e melhorias, por favor, entre em contato que atualizamos o mesmo. O nome será creditado ao tutorial.

Como fiz em uma semana onde tive pouco tempo, acredito que deva existir algumas melhoras a serem feitas. Se todos se empenharem, a cada dia teremos uma documentação cada vez melhor.

Aconselho a todos que se tiverem tempo, que realizem tutorias de matérias que dominam, assim, teremos um acervo bom e grande. (ACERVO PÚBLICO)

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 11 Dez 2006, 10:36

Olá a todos.

Já disponibilizei para download o material enviado pelo Ronaldo Bueno.

http://www.projetoderedes.com.br/aposti ... nto_ip.zip

Ronaldo, os nossos agradecimentos pela sua contribuição.

Att,
Alexandre

Responder