Sugestão de projeto.

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
rotmud
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:29 Set 2006, 11:43
Sugestão de projeto.

Mensagem por rotmud » 29 Set 2006, 11:49

Olá a todos,
Estou pretendendo montar uma rede para um teste, e gostaria de saber qual a melhor forma de se monta essa rede, com:

6 computadores,
2 notebooks,
1 impressora da rede compartilhada com todos,
2 servidores q só armazenam dados da rede, como backup.

Obrigado desde já,

Fernando

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 29 Set 2006, 18:00

Bom, tudo depende do que irá trafegar na rede.
São dois servidores para dados??? Qual a função desses dois servidores??? Porque poderia ser os dois para dados, mas isso acontece quando se tem espelhamento (quando um cai, o outro assume). Bom, mas cruamente, em cima do que passou:

Aconselho instalar nos dois servidores um SO Linux, use samba para compartilhar com Windows. Faça backups em fita dat. Para isso, crie scripts e adicione tudo o que quer colocar neste backup e em determinado horário, será feito. Existem softwares de backup também, mas acredito que um script em cada servidor será suficiente. Se forem servidores de redundância, não coloque os mesmos nas mesmas tomadas, liguem os mesmos comuma separação boa, para que se aconteça algo num local, não afete o outro. De preferência em chaves de energia diferentes.

Em questão de endereçamento, utilize IP fixo. Pode utilizar um de classe C, como 192.168.0.1 para servidor 1 192.168.0.2 para o servidor 2 e sequencia para o restante. Dependendo do caso, com o uso de notebooks, se você utiliza os mesmos em outras redes, o ideal é habilitar o DHCP num servidor para fornecer automaticamente os IP's, assim ão precisa ficar alterando configurações. Utilize máscara 255.255.255.0, isto é, até 254 hosts em sua rede estará disponível. Se quiser, isso pode ser reduzido alterando a máscara.

O compartilhamento de impressora, você pode utilizar um software como servidor de impressão ou um hardware ou mesmo, apenas compartilhar, no caso de pouco uso da mesma.

Se utilizar internet ou conexão com o mundo exterior, instale um servidor de proxy com firewall. Um SO simples e legal, que fuciona como servidor de impressão também é o Mandrake Security (proxy, NAT, Firewall, etc...) dá pra definir horários e tudo mais.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

rotmud
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:29 Set 2006, 11:43

Mensagem por rotmud » 29 Set 2006, 20:06

Obrigado, tentarei fazer isso e ver se consigo algum resultado satisfatorio.

Responder