Comunicação Via Radio

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Enilson
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Ago 2006, 09:40

Comunicação Via Radio

Mensagem por Enilson » 11 Ago 2006, 09:48

Bom dia à todos.

Tenho um link de radio em minha loja de acesso a internet no interior de São Paulo, e de uns tempos para cá, em alguns períodos os micros não conseguem navegar, nem abre a pagina inicial que é da UOL. Faço o ping no endereço informado pelo provedor que apesar de perder pacotes, está dentro dos 10% de perda ele está pingando, mas não consigo abrir nenhuma página de inetrnet. Alguém pode me ajudar ou já passou por problemas semelhantes ?

Abraços,

Enilson

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens: 224
Registrado em: 15 Ago 2003, 10:39
Localização: Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 11 Ago 2006, 11:51

Enilson,

Descartados os problemas de micro, pois acontece o mesmo em mais de um computador, certo?

Sendo assim, o seu provedor tem que apresentar uma solução, pois você contratou um provedor de acesso a internet e não um provedor de ping.
O ping possui características diferentes de outros protocolos e nunca deve ser considerado um certificado de rede.

Pode haver algum problema de protocolo HTTP ou de porta com o roteamento ou proxy de seu provedor.




Eu até hoje não conheço nenhum provedor de internet por rádio que não seja fundo-de-quintal. Os serviços e condiçoes são extremamente precárias.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens: 328
Registrado em: 28 Jan 2006, 03:34
Localização: Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 28 Set 2006, 11:22

Existem provedores bons de wireless, mas esses provedores são muito caros e utilizados apenas em grandes empresas. Agora, para usuários domésticos e pequenas empresas, concordo... Não achhei até hoje um bom provedor.

Só complementando, o ping é um echo request, uma ferramenta do protocolo ICMP, que nada mais é do que um protocolo de mensagens. O ping é utilizado para enviar alguns pacotes UDP ao destino e ele responde, calculando assim o tempo que leva para sua informação chegar ao destino e se ela realmente chegou. É um teste para saber se está com o link ok ou não, mas como dito, não podemos certificar uma rede com ping, pois podemos estar ok, mas com um tempo altíssimo. O ideal é utilizar um analisador de rede (software), assim você poderá guardar o log e provar para seu provedor que o serviço dele é uma porcaria ou, por surpresa, descobrir que o problema está no seu computador hehehe...
Eu ando com alguns problemas em meu provedor de internet a cabo, instalei um analisador de redes e estou testando, assim, provarei que o problema é lá e não em casa.
Um grande problema em wireless outdoor, é o mal tempo, pois o principal anteparo de um sistema wireless é a água. Quando chove, já viu né! A distância x visada x DBI da antena é um fator importante também.

Quando instalaram a antena em sua casa, você observou se os mesmos analisaram tráfego para saber qual a melhor posição e se era viável, ou os cara instalaram a antena e só "apontaram" para a antena repetidora a olho e mais nada???

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

vedolin
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens: 54
Registrado em: 20 Jul 2006, 09:50

Software para teste

Mensagem por vedolin » 06 Nov 2006, 10:45

Só completando oque o Ronaldo disse, existe n software para fazer testes de niveis de sinal, qq link de rádio é aceitavel acima de 18, 20 DB, é muito simples você pegar um software desse, instala na sua maquina, faz o teste e mostra pro provedor, você tem ai a sua prova da qualidade do sinal.
Agora teste de ping e testes de navegação não são testes, não aceite isso como teste.

Att:Vedolin;

menphysrayns
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Jan 2007, 09:17
Localização: São Miguel do Iguaçu
Contato:

analizador de redes

Mensagem por menphysrayns » 15 Jan 2007, 09:20

gostaria de saber qual analizador de redes eu posso usar para testar a minha intermet via radio, e como posso usa-lo na instalação das mesmas para melhorar o serviço ao meus clientes...[color=blue][/color]

Responder