Ajuda

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
evilbart
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:27 Jul 2006, 19:39
Ajuda

Mensagem por evilbart » 27 Jul 2006, 19:43

Ola!
Galera, tenho o seguinte problema... uma grande amiga minha esta reformando o seu lab de informatica, so que dessa vez ela não quis contratar tecnicos, e resolveu pedir minha ajuda, so que o que acontece é que eu não entendo muito bem de redes, e venho aqui pedir um help pra vocês...

a rede sera da seguinte forma...


no laboratório ira ter 17 maquinas, todas ligada a um switch de 24 portas, esse swith ira ficar no laboratório, esse switch sera ligado a uma HUB que por sua vez essa hub ligara duas maquinas que fica na secretaria, sendo esse hub ligado ao servidor que ira receber a internet

o que acontece, por ser um lab de uma escola, a internet não pode ficar ligada direto, so podera ser ligada quando o prof autorizar... sendo que as maquinas poderam compartilhar arquivos entre si, porem o servidor deve comandar todas...

é +ou- isso


gostaria que vocês(povo mais experiente) me ajuda-se dando sugestoes, cripagem de cabos, softwares não so para rede mais para o geral, quem puder me ajuda com tutorias fico muito agradecido, quero montar uma coisa bem legal e conto com a ajuda de todos.



[]'s David

Avatar do usuário
alissonmorais
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:57
Registrado em:05 Mai 2005, 13:25
Localização:Divinópolis - MG

Mensagem por alissonmorais » 02 Ago 2006, 16:46

Acess O site www.guiadohardware.net, lá você obterá informações básicas à até mais avançadas.
Jesus is the way
><(((º> ~~~

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 04 Nov 2006, 03:10

Pelo que entendi, você que configurar um laboratório de informática e mais a área administrativa, onde ficará a internet.

Primeiramente, nunca utilize hubs. Sempre Switches!!!!!

Baseando-se em suas informações, aconselho instalar um servidor linux. Este, compartilhará a internet, terá controle de internet definindo horários, quais computadores podem acessar a internet, definir sites proibidos (proxy), firewall, etc.
Como a rede não será grande, aconselho instalar o Mandrake Security, que faz todas essas funções e poderá servir também como servidor de impressão. A instalação é relativamente simples se comparado a outras distros e é fácil achar documentação passo-a-passo dele na internet.

Sobre o hardware desse servidor, poderá ser um computador antigo, com no mínimo 32 MB RAM e uma HD de 300 MB.

Para questão de segurança, você pode separar fisicamente a rede do laboratório da rede administrativa. Seria como uma rede pública e a rede interna. A rede pública tem seu range de endereçamento IP separado e a administrativa outra.

Pergunta: Mas como faço para compartilhar a internet com todos os computadores sendo que eles estão separados fisicamente??? Para isso, no servidor de internet, instale 3 placas de rede (o Mandrake Security suporta as 3 placas). Na primeira, conecte o serviço de internet (modem, roteador ADSL, etc). Na segunda, conecte o cabo que vai ao switch do laboratório de informática. A terceira, conecte ao switch da administração.

Pronto! Sua rede está separada fisicamente entre lab e adm.

Falando em infra-estrutura... compre dois switches, sendo um para o laboratório e outro para a área administrativa.

Instale o switch do laboratório no próprio laboratório dentro de um rack fechado com chave. Compre o switch padrão 19" para racks e que tenha algumas portas a mais de sobra. O rack pode ser de 19" x 2 unidades (entende-se unidade a altura do rack e não quantidade).
Passe o cabeamento sempre respeitando as normas de cabeamento, como não passar junto com fiação elétrica, curvatura, etc... Evite que o cabo fique exposto, pois ele pode ser pisoteado e danificado. Cuidado para não estrangular o cabeamento.
Deste switch do lab, leve um cabo para a placa de rede instalada no servidor de internet e impressão que está instalado numa área restrita, de preferência que apenas os técnicos acessem (fora do alcance de alunos e do público).

Agora a rede administrativa, você comentou que são poucos computadores... sendo assim, você pode utilizar um switch 8 portas full duplex de 100Mbps. Conecte uma porta a placa de rede do servidor de internet. Conecte os computadores da rede administrativa neste switch de 8 portas.
O ideal é que tenha um servidor de dados e aplicação na rede administrativa. Instale o servidor dedicado para dados e aplicação e conecte-o ao switch 8 portas. Este, apenas a administração terá o acesso.

Pronto!!! O post foi longo, mas acredito que ficou mais claro de como pode-se proceder num projeto de rede como este.
Como disse, interpretei o que li em seu post e tentei visualizar a situação.

PC_ADM----SWITCH_ADM----SERV_INTERNET-----SWITCH_LAB-----PC_LAB


Desculpe a demora do post, mas reparei apenas agora este tópico. Espero ter ajudado.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder