Rede wireless em hotel de 13 andares

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
ricardozurra
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:28 Abr 2006, 16:34
Localização:Manaus
Rede wireless em hotel de 13 andares

Mensagem por ricardozurra » 28 Abr 2006, 16:50

A minha dúvida é a seguinte.
Como eu faço pra fazer uma rede totalmente wireless em um hotel de 13 andares??
As opções que eu tenho são as seguintes.
Vários access points ligados a switchs.
ou
Um roteador wireless e vários repetidores.
mas o seguinte, os repetidores podem estar cascateados? ou seja, um pegando o sinal do outro ou ele tem que pegar o sinal direto do roteador?
e sei também que o uso de repetidores carrega demais a rede.

Se alguém tiver alguma outra idéia ou já fez um projeto desses por favor me ajudem.
Aceito sugestões.

rcaetano
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:02 Mai 2006, 08:56

Mensagem por rcaetano » 05 Mai 2006, 14:15

Ola...o mais seguro seria Access Points ligados a Switch....geraria menos conflito, porém você precisa pesquisar bem sobre as placas que serão utilizadas...se as tecnologias são as mesmas. Verifique tambem as interferencias q você terá...telefone sem fio....isso eh importante para uma rede estável...

Só uma dica...espero q ajude...

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 15 Jun 2006, 16:25

você não pode utilizar mais do que 3 repetidores.

Mesmo assim, a melhor solução é usar cabeamento até cada andar (backbone) e de lá, você liga os AP. Utilize shafts dos andares e use bloco 110 para ligar o cabeamento horizontal (do shaft até o AP). Assim facilita manutenção e fica bem mais organizado.

Ligue em switches. Aconselho segmentar setores, como por exemplo as áreas comuns do prédio num switch, os andares em outro, e assim vai. Segmentar vai depender da forma com que a rede é usada e de como o tráfego é tratado.
você liga esses switches num switch principal (core) e nele vai os servidores e outros serviços.
Este switch principal, tem que ser numa velocidade superior aos outros, para não ter gargalo na rede.
Ronaldo A. Bueno Filho

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 15 Jun 2006, 16:28

Também faça um estudo onde os AP's vão ser colocados, defina seu padrão e procure saber sobre as fontes de interferência, como o amigo comentou acima. (Sinais de RF, motores, etc) Isso serve pra cabeamento metálico também

Se for met'lico, utilize Cat 6 de uma marca boa, como Furukawa.
Ronaldo A. Bueno Filho

vedolin
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:54
Registrado em:20 Jul 2006, 09:50

Projeto parecido

Mensagem por vedolin » 20 Jul 2006, 10:19

Olá,

Também já fiz um projeto parecido, mas para 5 andares, mas só completando oquê o Ronaldo falou, uma coisa que você deve prestar bem atenção é em relação as canais que você vai colocar em cada AP, canais proximos em andares proximos, derruba o usuario (tb não entendi muito bem o porque!) e um outra dica é diminuir a potência do aparelho até o sinal ficar bem limitado no andar, ai evita um pouco a interferencia.
Um outra dica é você usar um switch controlador wireless da 3COM, ou de outra marca que você confia, eles são caros (por volta de R$10.000), mas é um investimento muito bom para a ajudar na administração dos AP's, ele tem uns recursos show de bola!

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 22 Set 2006, 16:25

Que na verdade, o computador utilizando Wireless detecta a melhor velocidade e se conecta a ela. Agora o porque cair, também não sei.
Tem até um caso engraçado de um amigo que em seu apartamente tem wireless e o visinho também. Quando ele liga o notebook próximo ao seu quarto (o AP está na entrada do quarto, no corredor), ele detecta a rede dele, porém se o mesmo liga o notebook na sala, detecta a rede do vizinho hahaha...

Se não me engano, em alguns APs, tem uma opção que você pode definir a partir de determinada velocidade (diferente do auto-sense). Isto é, se estiver utilizando dois APs na mesma velocidade (no melhor caso), ele preferirá o mais próximo. Nunca testei e, como disse, diz a lenda...
Sei que tem um esquema tipo roaming para APs

Gostaria até de mais informações, se caso algué souber solucionar este tipo de problema. Tendo em vista é é para o público e um memo notebook pode estar num lugar e num outro local logo depois.

Se fosse em meio corporativo, através de filtros, etc, ficaria até que tranquilo.
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder