Página 1 de 1

Internet Via Rádio

Enviado: 31 Mar 2006, 16:50
por andrezilio
Olá Colegas !

Estou com interesse de montar um pequeno servidor de internet via rádio, para distribuir para mais ou menos umas 20 pessoas...
Gostaria de informações de como devo montar e que tipo de aparelhos devo utilizar para poder obter um bom desempenho.

Agredeço pela atenção.

André Zilio

Enviado: 12 Abr 2006, 16:06
por ronaldobf
Não sei se estou todo certo, mas em alguns provedores de internet wireless, eles definem um IP para autenticar a conexão, dessa forma, muito provavelmente você não conseguiria rotear a internet sem que este passe por um servidor. (não daria para ligar num roteador).
Então, a solução seria instalar a internet num servidor e através dele, distribuir para a rede.

Pelo que li em alguns sites, alguns provedores permitem que exista o roteamento, outros, para rotear, você precisa de um servidor e dele para a rede.

Pesquise sobre seu provedor.

Para a instalação, você pode utilizar um computador com 2 placas de rede (uma para o AP do wireless e outra para o switch ou hub da rede). Instale um S.O. que possua serviços de compartilhamento de internet (proxy) ou um programa proxy.
Embora não goste de recomendar isso, se sua rede não exigir muita segurança e controle, você pode instalar um servidor com linux coyote. (leve e bootável). Assim, um pc antigo resolve a parada.

Enviado: 27 Jun 2006, 10:37
por eamboni
so complementando nosso amigo ronaldobf você pode instala um mikrotik cara e fazer tudo certinho desde seguranca proxy, authenticacao se nessecario controle de mac com ip roteamento estatico controle de banda bom infinitas coisas com esse sistema e oq vai precisa e de um p3 com um pouco de memoria se for ativar o proxy dele ok
qualquer coisa poste ai que eu ajudo no possivel

Enviado: 28 Set 2006, 11:37
por ronaldobf
E uma, digo correção, é que é possível ligar ao roteador, desde que você saiba configurar o roteador com o endereço IP fornecido pelo servidor. Mas, caso queira controlar banda, etc.. vpcê necessitaria de um ótimo roteador, que tornaria inviável, sendo assim, um servidor seria a melhor situação.

Abraços