Interligar rede cabeada e wireless Tópico resolvido

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Alcy
Interligar rede cabeada e wireless

Mensagem por Alcy » 22 Out 2005, 17:21

Qual a solução mais barata para interligar duas redes: uma cabeada (uns 8 PCs) e outra wireless (uns 4 Notebooks)?

O Dlink DI-604 Express 4-Port Broadband Router não poderia ser usado para isto?

dudumiquim
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:12 Fev 2006, 13:51
Localização:Varzea da Palma

Re: Interligar rede cabeada e wireless

Mensagem por dudumiquim » 12 Fev 2006, 14:05

Amigo, eu estou pesquisando na internet a procura da mesma solução!
Eu li em alguns artigos que tem que se fazer o seguinte...
Na rede cabeada, liga-se um AP (access point) em uma das portas do Hub ou switch. Depois monta a rede sem fio em modo infraestruture, todos com o mesmo SSID, etc.. depois, desabilita o DHCP do AP para q nao haja conflitos entre as duas redes.

Nao sei se estou totalmente ou parcialmente certo, mais tenho quase certeza disto!

Quem tiver uma certeza em uma solução, por favor me ajude, pois eu tbem estou com essa duvida!

Obrigado

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Re: Interligar rede cabeada e wireless

Mensagem por alexandre » 13 Fev 2006, 21:28

dudumiquim escreveu:Amigo, eu estou pesquisando na internet a procura da mesma solução!
Eu li em alguns artigos que tem que se fazer o seguinte...
Obrigado(...)
É isso mesmo. Na no Centro Universitário onde trabalho, dos 12 laboratórios de informática, um deles utiliza essa estrutura, justamente para experimento dos alunos do curso de redes.

Nesse laboratório todas as máquinas possuem placa wireless e cabeamento normal, mas para acesso externo utiliza-se somente wireless.

A questão do DHCP como foi comentada é mesmo importante, pois se não for bem tratado ele fornece IP para todas as máquinas da rede, não somente as que estão conectadas por rádio mas também a todas que estão no rack onde o access point foi ligado.

edgardelmiro
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:20 Set 2006, 11:49

Mensagem por edgardelmiro » 20 Set 2006, 13:45

Então como gerenciar o DHCP entre as duas redes :?: :?: Ah!! e a questão segurança na rede wireless qual é a melhor solução :?: :?:
:D obrigado
:D
((( edgar )))

vedolin
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:54
Registrado em:20 Jul 2006, 09:50

DHCP

Mensagem por vedolin » 21 Set 2006, 09:35

Em casa eu utilizo a mesma solução, só que já faço com um AP/Router, que é um D-link DI-624+, que vem com 4 portas pra LAN (a parte de roteamento do AP é boa, mas o sinla do AP não é muito bom, é para uma rede SoHo mesmo!).
Mas na questão do DHCP, eu não aconselharia ativar o DHCP nos desktops, somente ativar no AP, ou se você quiser ativar o DHCP em tudo, minha sugestão é: Coloca o router com IP final 1, ativa uma faixa no router (Ex; de final 2 a 12) coloca o IP do AP com final 254, e ativa uma faixa no AP (Ex: de final 245 a 253) e usa o router com gateway. Assim em futuras expansões você não terá problema com conflito de IP's.
Questão de segurança em Wireless, ao meu ver, não existe uma melhor solução generica, mas sim uma melhor solução para cada caso e o nivel de segurança que você quer, que vai desde de instalação de Server RADIUS até somente um bloqueio por MAC..

Att: Vedolin;

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 22 Set 2006, 11:18

Em questão de segurança, você deve utilizar:

- Criptografia;
- Utilizar filtro de tabela MAC;
- Utilizar IP fixo e respectivo filtro;
- Não divulgar o SSID.

Acredito que com isso, para SOHO, é tranquilo.
Por ser SOHO, utilize uma criptografia leve, para não gerar muito tráfego em sua rede.
Tudo isso vem junto ao software, dentro do AP.

Aqui no site, tem, se não me engano, na parte de apostilas, apostilas e dicas muito boas pra wireless.

Você poderá segmentar a rede utilizando um roteador, separando assim a sua rede cabeada da sua rede wireless (provendo mais segurança para a cabeada). cabe o roteador, rotear dados entre as duas redes (WLAN e LAN).
Se não exigir tanto, ligue os APs direto a uma porta do switch.

Um conselho... não utilize HUB, compre um switch. Muito melhor e você terá menos colisão, consequentemente, menos tráfego e maior qualidade.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder