Livro Gabriel Torres - Redes de Computadores Tópico resolvido

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Alexandre T Vieira
Livro Gabriel Torres - Redes de Computadores

Mensagem por Alexandre T Vieira » 06 Out 2005, 18:32

É decepcionante como um autor consagrado conseguiu fazer um livro tão ruim e sem critério no conteúdo.
É um desrespeito com os leitores, diante de tantos erros e afirmações absurdas sem sentidos colocadas no texto.

Este livro apresenta conceitos errados. O cabeçalho do protocolo IP é explicado errado. A fragmentação de pacotes também é explicada de forma errada. O funcionamento do TraceRoute também é totalmente equivocado. Além de erros de ortografia e figuras e conceitos repetidos perdidos em mais de um capítulo.

Vários capítulos não tem critério nos conteúdos. O capítulo de HUB tem dezenas de páginas, enquanto o Switch é abordado superficialmente em apenas 4 páginas, ocultando diversos detalhes práticos e teóricos do seu funcionamento, como Spanning Tree, protocolo 802.1D, VLAN e etc...

A mesma idéia em cabeamento, visto que cabo coaxial é muito detalhado e fibras ópticas mais atuais e relevantes, são discutidas em poucas páginas superficialmente (não é desculpa o livro ser de 2001). Rede sem fio aborda em apenas um paragrafo o padrao 802.11, dando atenção (mesmo superficial) em outras tecnologias como infra-vermelho e laser...

Em resumo é um livro que contem erros, ensinando errado os conceitos de rede, além de superficial. Muito pouca coisa pode ser aproveitada para usuários iniciantes, mas ainda com o risco de aprender errado !!!

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 07 Out 2005, 00:14

Olá Xará!
Permita-me chamá-lo assim.

Realmente o livro, ou os livros do Gabriel Torres são um desastre completo.
Vende muito porque "aparenta" ser um livro completo e abordar muitos assuntos. Na verdade ele utiliza muito marketing para divulgação, nisso ele é bom, deveria escrever um livro sobre marketing.

Porém, o livro de James Kurose que você mencionou no em nosso livro de visitas também é muito fraco.
Somente quem está interessado em conhecer detalhadamente as camadas do modelo OSI terá boa fonte de estudos, sei que isso é a base de todo o conhecimento sobre redes de computadores, mas ninguém monta um projeto conhecendo apenas isso...

A idéia de rede top-down não era tão inovadora em 2003 e como em todo livro traduzido a linguagem ficou meio confusa, igual ao livro do Tanenbaum.

Visitante

Mensagem por Visitante » 11 Out 2005, 12:19

De xarah para xarah !!!

Concordamos sobre o Gabriel Torres, eh uma piada e ainda ensina errado...

Mas discordo de ti no Kurose, acho que tu estas um pouco equivocado em relaciona-lo com o modelo OSI.

Realmente o TANEMBAUM eh muito mais engessado no modelo OSI de 7 camadas, sendo um livro que tenta falar um pouco de tudo, mas sem muitos detalhes... No final das contas, eh um livro gigante, que fala muita coisa, mas com poucos detalhes. Nao acho um livro ruim, acho que qualquer pessoa da area de redes deve te-lo. Mas nao eh um livro otimo... muita coisa nem se aproveita... e muita coisa eh tao teorica que nunca chegou a ser implementado no mundo real.

Mas voltando a falar do KUROSE. O livro eh muito mais compromissado a explicar os assuntos de redes embasado no MUNDO REAL. Ele eh totalmente TCP/IP e ensina de forma muito clara e didatica todos os detalhes mais importantes... Realmente nao vejo nenhuma relacao como modelo OSI neste livro, inclusive o titulo eh bem enfatico em INTERNET. Eh o livro que recomendo para qualquer iniciante e nivel intermediario que queira aprender redes.

Obviamente, nenhum livro abrangente (kurose, tanembaum, Stallings, Comer) vai ser otimo em todos os assuntos. Para parte de IP e roteamento o livro de Huitema (Routing in Internet) eh o papa no assunto... Soh buscando livro especificos em cada area.

Mas sugiro pra qualquer um, os 4 autores acima como livros obrigatorios. Ateh o LAN, MAN, WAN do Soares aqui no Brasil tambem eh bom apesar de defasado. Fora ele, outros autores nacionais (gabriel torres e etc) ficam muito a desejar....

Wagner.Alves
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:06 Nov 2005, 18:33
Localização:Curitiba/PR
Contato:

Mensagem por Wagner.Alves » 06 Nov 2005, 18:37

Anonymous escreveu:De xarah para xarah !!!

Concordamos sobre o Gabriel Torres, eh uma piada e ainda ensina errado...

Mas discordo de ti no Kurose, acho que tu estas um pouco equivocado em relaciona-lo com o modelo OSI.

Realmente o TANEMBAUM eh muito mais engessado no modelo OSI de 7 camadas, sendo um livro que tenta falar um pouco de tudo, mas sem muitos detalhes... No final das contas, eh um livro gigante, que fala muita coisa, mas com poucos detalhes. Nao acho um livro ruim, acho que qualquer pessoa da area de redes deve te-lo. Mas nao eh um livro otimo... muita coisa nem se aproveita... e muita coisa eh tao teorica que nunca chegou a ser implementado no mundo real.

Mas voltando a falar do KUROSE. O livro eh muito mais compromissado a explicar os assuntos de redes embasado no MUNDO REAL. Ele eh totalmente TCP/IP e ensina de forma muito clara e didatica todos os detalhes mais importantes... Realmente nao vejo nenhuma relacao como modelo OSI neste livro, inclusive o titulo eh bem enfatico em INTERNET. Eh o livro que recomendo para qualquer iniciante e nivel intermediario que queira aprender redes.

Obviamente, nenhum livro abrangente (kurose, tanembaum, Stallings, Comer) vai ser otimo em todos os assuntos. Para parte de IP e roteamento o livro de Huitema (Routing in Internet) eh o papa no assunto... Soh buscando livro especificos em cada area.

Mas sugiro pra qualquer um, os 4 autores acima como livros obrigatorios. Ateh o LAN, MAN, WAN do Soares aqui no Brasil tambem eh bom apesar de defasado. Fora ele, outros autores nacionais (gabriel torres e etc) ficam muito a desejar....
Sério isso??! Eu tinha uma outra visão do livro ainda, só ouvi comentários, não consegui pegar para ler ainda.
Abraços!

dudumiquim
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:12 Fev 2006, 13:51
Localização:Varzea da Palma

Mensagem por dudumiquim » 12 Fev 2006, 14:22

Amigos, eu concordo parcialmente com as suas criticas.

A parte de rede sem fio e estruturas, relamente... da pra ficar puto d raiva pois um livro que nao é barato e ainda com 1 1/2 paginas sobre wi-fi...

mais o modo 10/100 que ele ensina eu gostei muito... é facil d entender

Mais, no geral.. o livro poderia ser melhor!!!

Abraços!

Responder