oLÁ AMIGOS, ESTE É O MEU PRIMEIRO TÓPICO
É o seguinte: Estou montando uma rede onde haverá três grupos de trabalho (01, 02 e 03) Todos os computadores devem acessar a internet por meu de um computador que está no grupo 01. os omputadores do grupo 03 estão a mais de 100 metros dos computadores do grupo 01. Tenho duas perguntas a fazer
1 - Posso usar o grupo 02 para fazer uma ligação entre os grupos 01 e 03 atraves de uplink? Se puder que tipo de aparelho que uso? Pode ser um switch normal?
2 - Para compartilhar a internet (windows XP) para todos os grupos posso apenas referenciar o computadores para o servidor de Internet através de IP? Não tem probema se estiverem em grupos diferentes?
Obrigado pela atenção!
Grupos de Trabalho
-
- Membro Júnior
Antônio
Em um mesmo hub ou switch você pode ter diversos grupos de trabalho.
É necessário verificar se os IPs são fixos ou dinâmicos.
Para IPs dinâmicos a coisa fica mais difícil, é necessário isolar os grupos através de firewall, roteador ou bridge ou mesmo reservar os IPs de cada máquina.
Alguns switches vêm com portas de uplink, mas você pode fazer uma cascata com hubs ou switches normais, utilizando qualquer porta.
O que pode causar problemas no seu caso não são os grupos, mas os IPs.
Dependendo do número de computadores, deixe-os no mesmo range para facilitar, por exemplo: "de 192.168.0.1 à 192.168.0.254".
Em um mesmo hub ou switch você pode ter diversos grupos de trabalho.
É necessário verificar se os IPs são fixos ou dinâmicos.
Para IPs dinâmicos a coisa fica mais difícil, é necessário isolar os grupos através de firewall, roteador ou bridge ou mesmo reservar os IPs de cada máquina.
Alguns switches vêm com portas de uplink, mas você pode fazer uma cascata com hubs ou switches normais, utilizando qualquer porta.
O que pode causar problemas no seu caso não são os grupos, mas os IPs.
Dependendo do número de computadores, deixe-os no mesmo range para facilitar, por exemplo: "de 192.168.0.1 à 192.168.0.254".