Mensagem
por ronaldobf » 28 Mai 2007, 18:35
Então, vou ser bem genérico.
Imagine as rodovias de um país, onde você pode, com certeza, chegar num destino por diversos caminhos diferentes.
Po exemplo, você está em São Paulo-SP e quer chegar no Rio de Janeiro-RJ. Por qual caminho ir?
Eu, já fui pela rodovia Dutra e pela Rio-Santos. Se você quiser, poderá ir por qualquer outro caminho.
Agora, qual caminho é mais seguro?
Qual caminho é mais rápido?
Qual caminho exige menos parada?
Qual vou gastar menos?
Baseado em sua necessidade, você escolhe seu caminho. Agora, neste situação, imagine o pacote como seu carro.
Usando esta analogia, os roteadores são capazes de aprender rotas. Muitos casos, várias rotas diferentes. Cada protocolo de roteamento utiliza uma forma de trabalhar. Por exemplo, o RIP, é a menor quantidade de saltos, isto é, quando menos roteadores intermediários o pacote passar, melhor será a rota, independente se sua banda for totalmente inferior a um outro caminho. Então, ele escolherá esta rota e desprezará as outras até que alguma mudança na malha ocorra.
Diferentes protocolos se baseiam em variadas informações, como largura de banda, saltos, confiabilidade, etc... alguns, utilizam o conjunto dessas informações para decidir qual é a melhor rota.
A somatória dessas informações é traduzida num valor numérico. Este valor é conhecido como distância administrativa. Portanto, cada rota terá uma distância administrativa diferente. Qual for a menor distância administrativa, será a escolha do roteador para enviar um pacote.
Seguindo a analogia, se você estiver em São Paulo e você está preocupado com o tempo e com a sua segurança (imagine que seu carro pode quebrar), você escolherá a rodovia Dutra para ir ao Rio de Janeiro no menor tempo possível e na rodovia mais confiável.
Baseado no caso da rodovia Dutra, num roteador, podemos entender que o melhor caminho seria o que tiver a melhor banda (mais pistas e maior velocidade- menos congestionamento) e que seja confiável (menos buracos, menor probabilidade de quebrar o carro). No router, a confiabilidade é baseada nas vezes que o link ficou inativo e a largura de banda, baseada na velociade e quantidade de pistas da rodovia.
Se você quiser curtir a paisagem, passear, e também correr riscos controlados, como cair de uma ladeira, vá pela Rio-Santos. Ah! Vá devagar. hehehe... eu adoro esta pista.
Fui bem genérico, pois a idéia é entender como é dada a escolha de uma rota, isto é, a menor distância administrativa.
Em alguns casos, quando as distâncias administrativas são idênticas, com a utilização de mesmas tecnologias, etc, pode-se fazer o balanceamento de carga, isto é, utilizar mais de uma rota para enviar/receber pacotes ao mesmo tempo. Isso diminui a latência de sua comunicação.
Ronaldo A. Bueno Filho