3 placasa de rede no micro Tópico resolvido

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Serotini
3 placasa de rede no micro

Mensagem por Serotini » 11 Abr 2006, 22:41

Olá pessoal sou técnico de informatica, estou com uma dúvida tenho 2 placas de rede no micro, 1 entra o speedy e a outra eu compartilho p\ outro micro a Internet, gostaria de saber se eu colocar + 1 placa de rede nesse micro como faço p\ compartilhar p\ outro micro?..
Quer dizer 1 placa de rede entra a net e as 2 placas de rede distribui a net.

Uso o Windows xp.

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 12 Abr 2006, 09:34

Olá,

Você pode usar o ICS do Windows, vá até a placa que possui o Speedy e configurações avançadas da placa (algumas não possuem) e habilite o compartilhamento. Você escolhe qual placa interna fará esse compartilhamento e que ficará automaticamente com o IP 192.168.0.1. O restante da rede deve ter IP compatível.

Você também pode usar um proxy, como o AnalogX que é gratuito. No manual dele tem a explicação de como funciona.

DENIS
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:08 Ago 2006, 12:00

Mensagem por DENIS » 08 Ago 2006, 12:56

Você pode usar o ICS do Windows, vá até a placa que possui o Speedy e configurações avançadas da placa (algumas não possuem) e habilite o compartilhamento. Você escolhe qual placa interna fará esse compartilhamento e que ficará automaticamente com o IP 192.168.0.1. O restante da rede deve ter IP compatível.

Você também pode usar um proxy, como o AnalogX que é gratuito. No manual dele tem a explicação de como funciona.

olá amigo! li a matéria de colocar 3 placas de redes no micro , bom! .
.tenho uma duvida ,sei que para fazer uma configuração é só ir em painel de controle, ir em redes e entrar em propriedade de protocolo tcp/ip e fazer a configuração, bom até ai tudo bem , o endereço de ip podemos colocar em dhcp ou estático, essa placa de rede que está ligada no speedy terá um nº de ip, e há placa que está indo para um outro computador ou um dispositivo( switch ) ela tem que ter um n° de ip também, essa cpu que terá 3 placas de redes , os ips serão diferentes ou serão iguais,? sei que cada cliente é obrigatorio ter ips diferentes para não haver confritos de ip
.puxa eu sei que para montar uma rede com mais de 1 cliente tem que colocar nais de 1 placa de rede numa cpu , mas nunca tinha feito essa pergunta de colocar o nº de ip na placa que irá fazer a conectividade para os outros clientes da rede
. bom o 1º ip será para rede , 192.168.0.0

. o 2º ip ,será para o servidor , na 1º placa de rede - 192.168.0.1

.O 3º ip ,seria para a placa de rede que está no mesmo servidor fazendo a conectividade para outro (dispositivo) , ai teria o ip , na 2º placa de rede -192.168.0.2

.E o 4º nº de ip seria para a placa de rede que também está no mesmo servidor fazendo outra conectividade a outro (dispositivo ou cliente), ai teria o ip, na 3º placa de rede - 192.168.0.3

.As configurações seriam estas ou não ?
outra pergunta o o que é ics do windowns?
.um abraço de um amigo márcio!!!!!!!!!!!
.
DENIS

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 22 Set 2006, 16:07

Na verdade, o que você quer fazer é tornar seu computador um gateway.

Aconselho você comprar um switch e ligar todos os computadores nele. Você configura seu speedy para uma placa no servidor e outra com o endereço de rede local, oonde será conectado a sua rede.

Só um detalhe... não existe o endereço 192.168.0.0 com a máscara 255.255.255.0 pois este é o endereço de rede 192.168.0.X e não de host (interface de rede).
Você pode escolher, utilizando este endereço e máscara, de 192.168.0.1 a 192.168.0.254, isto é, o endereço 192.168.0.0 é sua rede e de 1 a 254 seus hosts e 255 é broadcast na sua rede.

Você tem que definir um endereço IP para cada interface de rede (placa de rede). Se seu computador tiver 2, tem que definir 2. Claro, seu speedy pode utilizar IP dinâmico, que é fornecido pela própria telefônica, então você não tem que se preocupar com a placa de rede conectada ao speedy.

Costumo colocar o 192.168.0.1 para a placa de rede que é ligada ao switch e que servirá de entrada para sua rede local.
As estações, coloco os números sucessivos. 2, 3, 4 e assim por diante.

Então no primeiro PC (estação), coloque no campo IP 192.168.0.2 e máscara 255.255.255.0 No segundo PC (estação) coloque IP 192.168.0.3 e mascara 255.255.255.0
Para compartilhar o speedy, nas placas de rede das estações, coloque o IP do servidor no campo gateway, neste caso 192.168.0.1 e colocar no campo DNS, os ips da telefônica, que infelizmente esqueci.
Faça isso em cada terminal.

Claro, você tem que compartilhar no servidor sua conexão com a internet. Se não me engano, apenas clicando com o botão direito em cima da conexão, você tem a opção de compartilhamento.

Caso contrário, execute a configuração automática, que vai perguntando cada passo pra você. Quando chegar em compartilhamento, você coloca a sua conexão com o speedy.

Computador com mais de 2 placas de rede, para compartilhar a internet, eu não aconselho, sendo que é muito mais simples compartilhar através de um switch.

Ah! Se não quiser configurar tudo isso, basta rotear seu modem, que na verdade é um roteadorzinho para que compartilhe a internet com todos os computadores. Feito isso, você precisa apenas ligar o modem do speedy num switch. Você pode habilitar o DHCP e pronto.

Um switchzinho SOHO (small Office Home Office) - para usuário residencial e empresas pequenas, por R$ 35,00. Mas compre switch e não hub :)

Espero ter ajudado.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 28 Set 2006, 11:26

Só complementando, nas estações, pode-se colocar no DNS primário o endereço IP do servidor. por exemplo 192.168.0.1

Se mesmo assim não funcionar, aconselho então, colocar o DNS do seu provedor, no caso a telefônica (speedy).

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder