Lista com os principais problemas de lentidão na rede

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
marcossilva
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:10
Registrado em:07 Fev 2007, 11:41
Lista com os principais problemas de lentidão na rede

Mensagem por marcossilva » 07 Fev 2007, 11:43

Olá pessoal.. eu estou levantando este tópico.. para que toda a comunidade posso postar aqui os problemas que já tiveram com relação a lentidão na sua rede. e como solucionaram, para que possamos criar uma espécie de lista de problemas para obtermos uma solução mais rápida para os mais variados tipos de problamas com redes...

Abraços a todos!!!

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 07 Fev 2007, 21:53

Boa iniciatica Marcos,
Dependendo do que rolar aqui, deixaremos como tópico fixo.

Att,
Alexandre

marcossilva
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:10
Registrado em:07 Fev 2007, 11:41

Mensagem por marcossilva » 08 Fev 2007, 09:27

ok.. valews Alexandre..

Bom para começar então.. certa vez um cliente me chamou.. dizendo que sua internet estava muito lenta.. que demorar para abrir sites..

fui a casa do cliente, e vi que não era apenas para a navegação.. todo o sistema operacional estava lento.. ok.. entrei na internet.. constatei que realmente,, demorava muito para abrir páginas.. inclusive páginas simples como a do google, observei que abriam muitas janelas de propagando, sem ter nada a ver com os sites relacionados.
Passei um Anti - Vírus e ai estava o problema.. o computador estava completamente tomado por vírus o que provavelmente estava consumido a banda do usuário.

A solução foi retirar o hd da máquina, colocar no meu linux, e passar um antivírus, pois dessa forma.. o vírus não ativaria prováveis arquivos do sistema na inicialização e seria possível remover todos os arquivos infectados.

Falows pessoal!!!
Abraços!!!

dextter
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:12 Fev 2007, 16:42

Mensagem por dextter » 12 Fev 2007, 16:44

Bom, dos anos que eu trabalhei com suporte à uma empresa de internet a rádio, o que eu mais peguei foi:

- Placa de rede desabilitada

- Problema com HUB (isso acontecia seguidamente, normalmente quando usuário navegava na internet mas não conseguia utilizar outlook por exemplo).

- Problema de DNS

- Crimpagem do cabo de rede e más condições de instalação
Geek!

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Mensagem por alexandre » 14 Fev 2007, 12:17

Outra situação que atualmente vem se tornando comum e engraçada ao mesmo tempo são os usuários que ao tentarem desconectar o PenDrive acabam desabilitando a placa de rede, pois os dois ícones ficam próximos.

Nesse caso, não causa nem lentidão, mas sim paralisação completa da rede. :lol:

Solução, deixar o ícone da placa oculto. :?

Êta povinho!

Josué
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:05 Ago 2006, 19:55

Mensagem por Josué » 22 Mar 2007, 13:07

Má crimpagem de cabo ou má fusão da fibra ótica; conectores mal encaichados nos terminais; cabos sem blindagem em excesso numa mesma caixa de passagem, eletrocalha, canaleta ....; cabos imprensados; cabos sem blindagem passando próximo a transformadores, elevadores e outros maquinários que tenham um campo eletromagnético significativo e principalmente inconstante; lugares trêmulos para a fibra ótica; curvatura na fibra ótica muito íngreme; malwares nos servidores; temperatura acima do ideal para o funcionamento do hardware ativo ou passivo; incompatibilidade de hardware; incompatibilidade de protocolos; má configuração de proxy, firewalls e centralizadores de rede (principalmente a determinação de suas portas); comprimento do cabo ou qualquer outro meio de ligação acima do comprimento máximo estabelecido; alimentação do hardware insatisfatória (voltagem e corrente não estabilizadas, falta de aterramento elétrico,...) e aguns outros fatores que não me lembro no momento heuheuheu. :wink:

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 22 Mar 2007, 19:17

Como dito acima, só para complementar, a respeito de cabeamento estrangulado...

Em alguns casos portas de switches queimam pela utilização de fitas hellerman apertadas. LEMBRANDO que a culpa não é da fita, mas do usuário que aperta a fita hehe... (viciante, quando não ouve o último "crec", continuam apertando. Igualmente viciante é estourar as bolinhas do plástico bolha, enquanto não acabar, não sossegamos.

O porque isso ocorre? Simples, quando você estrangula o cabo, além do cabo perder suas propriedades, quando o pulso elétrico é enviado e encontra este estrangulamento, o pulso pode refletir e voltar para a porta, no TX. Como é TX e não RX, ela recebe este pulso elétrico e queima.

Aí vai o técnico, troca de porta, que depois de um tempo, queima. Aí, pensa que o aterramento está ruim, checa o aterramento e depois, pensa que é estática, problema na rede elétreca, por fim, acha que o switch está ruim, compra outro gasta muita grana por um simples estrangulamento no cabo.

Outro assunto, sobre a curvatura do cabo. Nos cabos UTP, é recomendado pela norma ANSI/TIA/EIA-568-B que devemos respeitar 6 vezes o próprio raio. Por que disso? Porque os pares são trançados e esta trança tem uma função, anular o crosstalk. Se o raio de curvatura for menor que 6 vezes, vocênão tem como garantir que este trançamento permaneça intácto, podendo gerar o cross-talk.
Outro motivo é o tracionamento. Quando você vai lançar o cabo, se o mesmo estiver com uma curva muito acentuada, poderá ter que fazer mais força e poderá alterar as propriedades do cabeamento.

O cabeamento óptico, além da questão de tracionamento, se você fecha muito a curvatura do cabo, os pulsos luminosos que trafegam podem refletir e retornar pelo cabeamento. Isso é o return loss (bastante comentado em emendas e conectorização de FO). Isso gera a atenuação de sinal.

As pessoas não respeitam as normas (que não são leis, mas garantem um padrão mínimo aceitável de qualidade) pelo fato de não saber o que pode ocasioar o mal uso e o porquê da existência das normas.

A norma é importante, pois isso significa que alguéjá fez isso antes e testou. Se seguí-las, você terá garantias de funcionamento aceitável.
Ronaldo A. Bueno Filho

japa
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:11 Abr 2007, 21:38

Re: Lista com os principais problemas de lentidão na rede

Mensagem por japa » 11 Abr 2007, 21:45

marcossilva escreveu:Olá pessoal.. eu estou levantando este tópico.. para que toda a comunidade posso postar aqui os problemas que já tiveram com relação a lentidão na sua rede. e como solucionaram, para que possamos criar uma espécie de lista de problemas para obtermos uma solução mais rápida para os mais variados tipos de problamas com redes...

Abraços a todos!!!
Cara estou com problemas na hora de logar, o usuário e senha é colocado mais demora cerca de 10 m + ou - .
O que pode estar acontecendo?
Servidor Dell
Por favor me ajude a encontrar uma solução.
Obrigado

Avatar do usuário
alissonmorais
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:57
Registrado em:05 Mai 2005, 13:25
Localização:Divinópolis - MG

Mensagem por alissonmorais » 19 Jul 2007, 11:26

Pergunto, você está usando AD do Windows server?. Caso sim, configure o servidor DNS, e coloque nas estações ou no seu servidor DHCP esse DNS como primário.
Jesus is the way
><(((º> ~~~

Fernando Romeiro
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:9
Registrado em:18 Jul 2007, 19:45
Contato:

Mensagem por Fernando Romeiro » 23 Dez 2007, 23:47

Com relação a lentidão na rede..., uma coisa que tenho observado é o seginte...

Algumas pragas virtuais precisam estar em comunicação direta com a internet. E, dependendo da quantidade de máquinas atacadas e do link com a rede mundial, pode haver certa lenditão.

Redes sem um firewall bem configurado, um antivírus eficaz e estações/servidores atualizados são alvos fáceis para esta armadilha na rede.

Estatísticas revelam que boa parte dos ataques a instituições vitais como bancos, governos e organizações militares são comandadas por máquinas zumbis. Muitas fezes os usuários domésticos e corporativos reclamam de lentidão na conexão com a internet... A equipe de suporte técnico, muitas fezes, não consegue identificar o problema... E deduzem que é da estrutura de rede, quando, na verdade, são estações contamidas por malwares.

Atenciosamente,
Fernando Romeiro.

Paulo Araújo Simões
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:24 Jan 2008, 18:24
Localização:Manaus - Am

Re: Lista com os principais problemas de lentidão na rede

Mensagem por Paulo Araújo Simões » 24 Jan 2008, 18:33

japa escreveu:
marcossilva escreveu:Olá pessoal.. eu estou levantando este tópico.. para que toda a comunidade posso postar aqui os problemas que já tiveram com relação a lentidão na sua rede. e como solucionaram, para que possamos criar uma espécie de lista de problemas para obtermos uma solução mais rápida para os mais variados tipos de problamas com redes...

Abraços a todos!!!
Cara estou com problemas na hora de logar, o usuário e senha é colocado mais demora cerca de 10 m + ou - .
O que pode estar acontecendo?
Servidor Dell
Por favor me ajude a encontrar uma solução.



Amigo Marcos, na empresa que trabalho existiam muitos problemas parecidos o mais freqüente seria a ma configuração do DNS e DHCP , existem alguns comandos para verificar se sua maquina esta recebendo o DNS positivamente , mais ajudaria bastante você realizar um teste , vai em propriedades de rede e coloca ip fixo seguindo a regrinha de DNS ... caso o seu login abra + rápido você pode ter certeza que e DNS .


Obrigado

Paulo Araújo Simões
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:24 Jan 2008, 18:24
Localização:Manaus - Am

Re: Lista com os principais problemas de lentidão na rede

Mensagem por Paulo Araújo Simões » 24 Jan 2008, 18:35

Paulo Araújo Simões escreveu:
japa escreveu:
marcossilva escreveu:Olá pessoal.. eu estou levantando este tópico.. para que toda a comunidade posso postar aqui os problemas que já tiveram com relação a lentidão na sua rede. e como solucionaram, para que possamos criar uma espécie de lista de problemas para obtermos uma solução mais rápida para os mais variados tipos de problamas com redes...

Abraços a todos!!!
Cara estou com problemas na hora de logar, o usuário e senha é colocado mais demora cerca de 10 m + ou - .
O que pode estar acontecendo?
Servidor Dell
Por favor me ajude a encontrar uma solução.



Amigo Japa, na empresa que trabalho existiam muitos problemas parecidos o mais freqüente seria a ma configuração do DNS e DHCP , existem alguns comandos para verificar se sua maquina esta recebendo o DNS positivamente , mais ajudaria bastante você realizar um teste , vai em propriedades de rede e coloca ip fixo seguindo a regrinha de DNS ... caso o seu login abra + rápido você pode ter certeza que e DNS .

miguel_gustavo
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:12
Registrado em:30 Jun 2008, 15:12
Localização:Florianópolis - SC

Mensagem por miguel_gustavo » 08 Jul 2008, 22:56

ACLs em roteadores e switches L3 se forem mau configuradas podem causar latência e principalmente se a ACL está bloqueando ou permitindo rotas entre diferentes redes...

Se latência é sinônimo de " lentidão " aí está um problema que pode ocorrer.

Gasper
Membro Master
Membro Master
Mensagens:63
Registrado em:29 Out 2008, 01:37
Localização:Teresina- PI

Placa de rede..

Mensagem por Gasper » 29 Out 2008, 02:24

Quando a placa mãe esta com problemas fisicos(capacitor estourado, curto circuito, etc.), esses problemas tendem a afetar o funcionamento de alguns componentes, normalmente memória, placa de rede, entre outros...

Mais o fato é o seguinte, quando este problema tende a placa de ele faz com que a taxa de envios de pacotes caia, tornando assim lento o acesso a internet e a rede(quando acessa)..

Como identificar se a taxa de envio de pacotes esta baixa:

1- acesse propriedades de rede;
2- acesse a area de status da conexão de rede que você esta usando.

Se estiver abaixo de 5000, sinal de que não esta muito boa o envio.

Solução : Traco da placa de rede.


:roll: Adão Rangelli

rcristianma
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:29 Jun 2009, 11:47

Mensagem por rcristianma » 29 Jun 2009, 12:10

Ja tive problema também de lentidão na rede quando havia um servidor proxy que estava com uma placa de erro gerando erro CRC no swicth.
Como era muito frequente acessos ao servidor proxy, isso causou um gargalo na rede, causando interrupção do serviço.
Consegui encontrar o problema, avaliando o trafego nas portas dos swicthes....Depois disso configurei minha ferramenta de monitoração para monitorar todas as portas do swicthes e alarmar.
[]'s
Rafael Cristian

Responder