Interligar Ethernet com Fibra Ótica

Para quem pretende montar, ampliar ou solucionar problemas de pequenas redes no escritório ou em casa.
Marta
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:5
Registrado em:18 Out 2010, 12:55
Interligar Ethernet com Fibra Ótica

Mensagem por Marta » 18 Out 2010, 13:14

Olá,

Tenho dois Switch simples da 3com usando cabo CAT5E, terei que mudar a posição entre eles e com isto a distância ficará em 140m, gostaria de usar Fibra Ótica para interliga-los.

Minhas dúvidas:

Meu Switch é simples e não possue entrada para transceivers, neste caso o terei que trocar também o Switch ou existe algum conversor ou adaptador ?

Além do cabo quais conversores ou adpatadores serão necessários ?

Além das dúvidas acima, alguem poderia me indicar uma loja em Belo Horizonte que faça o cabo ?

delcain
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:22
Registrado em:11 Nov 2010, 15:03

Mensagem por delcain » 11 Nov 2010, 15:44

Olá Marta,

não é necessário realizar a troca dos Switche, basta comprar um Conversor de midia.

Acesse sempre o site da BlackBox para localizar equiapementos de redes.

http://www.catalogoblackbox.com.br/Cate ... ADdia.html

Infelizmete não conhecido ninguem de BH

abs
Administrador de Redes

Marta
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:5
Registrado em:18 Out 2010, 12:55

Mensagem por Marta » 14 Nov 2010, 21:55

Olá, delcain

Muito obrigada pelo retorno.

Olhando o site e pesquisando a respeito apesar de da FiBra Monomodo ser um pouco mais cara, talvez devido ao pequeno tamanho seje mais adequada para o meu caso. Já que a Fibra Multimodo a perda de sinal é maior.

Ou devido a destância ser pequena 120metros, não fará diferença alguma ?

Olhando o site da BlackBox, o conversor seria o 1000BASE-LX

Você sabe por alto quanto custa o metro da Fibra Multimodo e da Monomodo ?

Camprando o cabo já pronto tem algum risco em danificar o conector ao passa-lo pelo duto (mangueira) onde já há outros cabos ?

delcain
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:22
Registrado em:11 Nov 2010, 15:03

Mensagem por delcain » 14 Nov 2010, 22:21

Marta escreveu:Olá, delcain

Muito obrigada pelo retorno.

Olhando o site e pesquisando a respeito apesar de da FiBra Monomodo ser um pouco mais cara, talvez devido ao pequeno tamanho seje mais adequada para o meu caso. Já que a Fibra Multimodo a perda de sinal é maior.

Ou devido a destância ser pequena 120metros, não fará diferença alguma ?

Olhando o site da BlackBox, o conversor seria o 1000BASE-LX

Você sabe por alto quanto custa o metro da Fibra Multimodo e da Monomodo ?

Camprando o cabo já pronto tem algum risco em danificar o conector ao passa-lo pelo duto (mangueira) onde já há outros cabos ?

Apesar da norma dizer que não se deve fazer acima de 100 mts. não quer dizer que não funcione, ou que não pode ser feito, pode ser fieito sim mas sem garantias de qualidade de banda passante, ah não ser que seja realmente necessário eu não usaria fibra mas um bom cabo Cat 6 com uns bons conectores você terá links com certeza.

Já quanto passar fiber channel ja conectorizado é um risco, pois você podera danificar os conectores, contrate um profissinal para te entregar o serviço pronto, fibra passada, com fusão e validação da qualidade do sinal. Você vai achar esse serviço facil nas empreiterias que prestam serviço para as operadoras telefonicas.
Administrador de Redes

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 18 Nov 2010, 03:46

O problema da distância, é que os bits começam a não ser compreensíveis... a codificação/sinalização se perdem, como se fossem "encavalando" bits, perdendo a definição ao longo do caminho, o que pode gerar perda de pacotes, já que o destino não conseguirá interpretar a sequência de bits, saber onde se inicia, onde termina um frame. Geralmente, erros relacionados a CRC.

Uma solução simples e barata, porém não muito recomendada para ambientes críticos, mas que funciona...

Se você vai lançar esse cabeamento na parte interna, basta colocar um outro ativo de rede no meio do caminho. Este será suficiente para renovar o sinal (repetidor).

Se sua conexão for a 100 mbps e seu ambiente SOHO, compre um switch de 8 portas, desses comuns, e coloque ele no caminho. Ou, simplesmente, qualquer conversor de mídia, que neste caso, também renovará o sinal.

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

Marta
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:5
Registrado em:18 Out 2010, 12:55

Mensagem por Marta » 18 Nov 2010, 21:30

Olá, ronaldobf

Meu problema é a impossibilidade de colocar um outro ativo no meio do caminho, pensei em ignorar a norma que estabelece os 100metros mas não posso correr o risco de perdas pelo caminho, já que a conexão será justamente para acesso ao servidor de dados. Então tem de ser 100%, se ficar acima e ocorrer alguma falha ou lentidão no sistema, poderão atribuir a rede.

Mesmo a fibra sendo mais cara, devido a qualidade oferecida estou propensa a investir neste recurso.

Estou aguardando um retorno da BlackBox, mas como estou no interior de Minas, não creio que compensará alguém vir de lá para passar o cabo.

Achei um empresa aqui em Minas, alguém já ouviu falar dela ?
http://www.inforrede.com.br/

No caso seriam +(-) 140metros de fibra Monomodo + dois conversores de midia, algum colega teria um valor para estes itens incluindo a montagem do cabo ?
Só para eu ter uma idéia que os orçamentos que irei receber se são
mesmo justos.

Responder