Endereço IPv4 de configuração automática

Para quem pretende montar, ampliar ou solucionar problemas de pequenas redes no escritório ou em casa.
abraao
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:11 Dez 2016, 22:19
Endereço IPv4 de configuração automática

Mensagem por abraao » 16 Mar 2017, 14:38

Boa tarde a todos!

Por favor, peço ajuda na seguinte situação:

Conectei dois computadores em rede utilizando um switch (simples).
Verifiquei que o Windows 7 atribui para cada um deles um IP automático. Verifiquei isto através da opção 'detalhes' do adaptador da placa de rede e também utilizando o comando ipconfig no prompt : apareceu 'Endereço IPv4 de configuração automática: 169.254.133.10' em uma das máquinas. De onde o Windows 7 obtém este IP ? Ele tem um servidor DHCP embutido nele ?

Eu instalei em uma das máquinas o programa DHCP Server for Windows, obtido do seguinte site : http://www.dhcpserver.de/cms/.
O objetivo é fazer com que um dos PCs funcionasse como um servidor DHCP. Após instalar, configurar e startar o programa, porém, o Windows 7 continua atribuindo o IP 169.254.... para as máquinas, ignorando o intervalo que eu configurei no DHCP Server. Como eu faço para ele deixar de atribuir este IP e pegar do DHCP Server?

Abraço
a.george

Avatar do usuário
alissonmorais
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:57
Registrado em:05 Mai 2005, 13:25
Localização:Divinópolis - MG

Re: Endereço IPv4 de configuração automática

Mensagem por alissonmorais » 21 Mar 2017, 21:58

Olá, quanto a questão do enderço segue uma explicação:

este endereçamento é aplicado pela configuração de rede o computador não consegue onter um IP de DHCP Server. Est um endereço atribuido de link-local ou seja, a máquina executa um processo de auto-configuração, assim ele pode comunicar com outras máquinas da rede sem a necessidade de terem um IP configurado manualmente ou via servidor de DHCP. A Microsoft chama este processo de Automatic Private Internet Protocol Addressing (APIPA).

A Internet Assigned Numbers Authority (IANA) reservou o intervalo de endereços 169.254.0.0 – 169.254.255.255 para o endereçamento IP privado automático. Consequentemente, o APIPA fornece um endereço que, garantidamente, não entra em conflito com endereços “encaminháveis”.

Quanto ao ndereçamento, confesso que não entendi qual o seu objetivo em ter um dhcp em dois computadores, mas exite um recurso que se chama ICS nativo do Windows, que permite além de compartilhar a internet (principal objetivo) funciona como dhcp.
Jesus is the way
><(((º> ~~~

alexandre
Administrador
Administrador
Mensagens:224
Registrado em:15 Ago 2003, 10:39
Localização:Volta Redonda RJ
Contato:

Re: Endereço IPv4 de configuração automática

Mensagem por alexandre » 23 Mar 2017, 23:49

Olá Abraao!

Acredito que seja desnecessário um DHCP para apenas dois computadores, como o nosso antigo colaborador Alisson já questionou acima.
Se possível, atribua o IP manualmente mesmo. Talvez você queira fazer um laboratório e treinar trabalhar com DHCP, nesse caso veja se o servidor DHCP está realmente "rodando", se existe algum problema com o firewall nas portas 67 e 68 udp etc. Pelo que entendi, você está usando uma aplicação para fazer o DHCP, e talvez exista alguma incompatibilidade com o seu sistema.

Responder