[DUVIDA] Quantidade de DHCP

Suporte de redes, switches, roteadores, IOS, operadoras de telecom, troubleshooting etc.
Dedê
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:05 Nov 2009, 10:27
[DUVIDA] Quantidade de DHCP

Mensagem por Dedê » 05 Nov 2009, 10:55

Estou com algumas duvidas a respeito do DHCP, eu sei do funcionamento dele o problema que estou travando com uma coisa.

É o seguinte, estou fazendo um trabalho que é criar a topologia de uma faculdade, ela teria 4 predios com redes diferentes e rooteador pra eles convesarem , a minha duvida é se eu teria apenas um DHCP pra esses 4 predios ou um DHCP pra cada, pq eu vi que tem como configurar, mas tbm falaram que seria mais de um

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 07 Nov 2009, 02:07

Olá!

Tudo depende da forma que você projeta.

Eu aconselho ter servidor DHCP dedicado e centralizado no CPD. Claro que deve-se ter redundância, pois se o servidor DHCP cair, novos computadores na rede não conseguirão receber IP e computadores já com IPs, podem ter seus IP expirados.

Se você é capaz de prover uma boa redundância, isto é, se o servidor principal de DHCP cair, ou se algum problema ocorrer com o cabeamento, etc, você tem que ser capaz que o servidor secundário assuma, isto é, deve estar em outra estrutura, de preferência em outro prédio (fazendo um CDP secundário).

O processo de fornecimento de um IP, quando usando DHCP, o computador, assim que se pluga na rede, envia um broadcast. O DHCP recebe o broadcast e fornece o IP para aquele computador, registrando o IP na tabela de DHCP, lease time, etc.

O que acontece é que roteadores não propagam broadcasts, portanto, se seu servidor DHCP estiver em qualquer outra subnet que não a do novo computador, o DHCP server não receberá o broadcast. Para tanto, você tem que transformar seu pacote broadcast em unicast, direcionando o mesmo para o DHCP server.
Em se tratando de Cisco, por exemplo, na interface vlan ou seja lá qual interface é o default gateway da dada subnet, você insere o comando ip-helper-address e coloca o IP do servidor DHCP.

exemplo:

conf t
int vlan101
ip-helper-address 10.1.1.1


Agora, fazendo o DHCP de forma distribuída, pode-se configurar cada roteador de borda de uma determinada subnet, isto é, onde se encontra o default gateway daquela subnet, você adiciona um pool de endereços, como faria no servidor centralizado.

Eu, particularmente, prefiro servidores DHCP centralizados, desde que com sua devida redundância. Cabe a você analisar a situação em questão e ver o que é mais viável para você.

Falando fisicamente em servidor DHCP, nada impede de fazer um DHCP server para cada prédio, mas será mais custoso do que ter dois, por exemplo, nos principais prédios, servindo todos os prédios (desde que a infra de conexão entre os prédios sejam requeridas paa outros fins ou que já existam, senão o custo de cabeamento ou wireless ou link de dados para isso, sairia mais caro que ter um server em cada prédio)

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder