subrede

Suporte de redes, switches, roteadores, IOS, operadoras de telecom, troubleshooting etc.
GTMoraes
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:22 Fev 2013, 14:55
subrede

Mensagem por GTMoraes » 22 Fev 2013, 15:02

Olá. Estou montando uma pequena rede aqui na minha loja.

Atualmente consiste em 1 PC cabeado, e outros 3 notebooks conectados a wireless.
Como alguns clientes vez ou outra querem usar a internet, eu frequentemente compartilho a senha do meu roteador com eles. Um certo dia, um engraçadinho decidiu que seria legal imprimir 150 páginas de teste na impressora da rede, e me veio a cabeça todos os outros problemas que podem ocorrer com uma rede compartilhada neste nível (acesso ao meu servidor, aos arquivos dos computadores de trabalho..)

Decidi então criar uma subrede para dividir a área "pública" da área "privada". Logo, serão só 2 subredes. A parte de produzir a máscara e o IP é tranquila, mas a minha duvida é quanto a COMO fazer com que a subrede pública seja usada pelo público e a privada seja por mim e pelos projetistas (eventualmente conectando outros computadores na rede), usando DHCP.

O que me vem a cabeça é usar IP Fixo para a área privada e DHCP para o público, porém não sei dividir nesse esquema.

Alguma luz? Abraços!