Página 1 de 1

Tabela de roteamento RIP e OSPF

Enviado: 13 Set 2012, 12:16
por bambolero
Senhores, a respeito das diferenças na tabela de roteamento dos dois protocolos, eu entendo que:


RIP: O roteador conhece a topologia completa da sub-rede de roteadores, ou seja, conhece até mesmo os roteadores que não estao fisicamente conectados. Porém, se houver mais de um caminho para determinado destino, na tabela de roteamento RIP só haverá o melhor destes caminhos, o com menor custo.

OSPF: O roteador também conhece a topologia completa da sub-rede em que está, inclusive roteadores que não estão diretamente conectados pelo enlace. Porém, se houver mais de uma rota para o mesmo destino, na tabela OSPF todas as rotas possíveis serão armazenadas, com suas respectivas métricas e etc. Isso é útil pra divisão de tráfego, recuperação de falhas e etc.



Gostaria de saber se meu entendimento está correto!

Agradeço!

Enviado: 14 Set 2012, 18:51
por fmordhorst
Boa noite.

No que diz respeito ao conhecimento da topologia, o RIP é um protocolo distance-vector e portanto só conhece seus vizinhos. O que ele tem de informação é apenas a quantidade de saltos até a rede de destino. Diferente do OSPF, que é um protocolo link-state. Estes sim, possuem conhecimento completo da topologia e por isso, inclusive, demoram mais a convergir.

Espero ter ajudado nessa parte.

Sds.