Qual roteador?

Informações sobre conefecção de diagramas, normas e metodologias de projetos de redes.
jeanconte
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:21 Out 2010, 04:17
Localização:Brasil - RS - Poa
Qual roteador?

Mensagem por jeanconte » 02 Jun 2012, 10:19

Olá galera! :)

Estou com um duvida sobre qual roteador comprar, um professor me passou um trabalho no qual devo interligar o cpd com 1 matriz e suas 6 regionais a partir de vpn, a matriz possui 800 pcs, e as 6 regionais em torno de 900 as 6 juntas. O acesso aos dados será centralizado no cpd, com todos os serviços sendo acessados ao mesmo tempo, por todos, pelos meus cálculos eu terei no máximo 32mb de ocupação da rede. porém, já tenho todos os equipamentos no orçamento, mas me falta escolher o bendito roteador do CPD.

Gostaria de saber se alguem tem uma dica, pois não atuo diretamente na área de projetos e não sei que série de roteadores tem mais capacidade para aguentar quase 2.000 conexões simultâneas. Eu andei pesquisando um roteador que pudesse preencher todos os meus requisitos e cheguei ao RVS 4000-br da cisco, mas ele parece ser um pouco fraco no quesito de processamento. Gostaria de opiniões da galera que entende do ramo sobre roteadores que possam segurar bem o tráfego e seus custos-benefício, de preferência de diferentes marcas, como cisco, hp, dlink, mikrotik, qualquer um.

Continuarei pesquisando afim de ajudar caso alguem tenha alguma duvida também :)

Desde já, obrigado aos que contribuírem :)
Jean D. Conte

fmordhorst
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:6
Registrado em:14 Set 2012, 18:46

Mensagem por fmordhorst » 14 Set 2012, 19:36

Olá.

Se vale qualquer alternativa, você pode considerar um computador com arquitetura de hardware para servidores e utilizar uma distribuição Linux. Habilitando o encaminhamento de pacotes, ele funcionará muito bem para roteamento estático e VPN com IPSec.
Existem distribuição já elaboradas com foco em firewall/roteador.
Filipe Mordhorst

Avatar do usuário
AlexandreMagno
Super Participante
Super Participante
Mensagens:182
Registrado em:03 Jun 2015, 11:55
Localização:Natal, RN
Contato:

Re:

Mensagem por AlexandreMagno » 04 Jun 2015, 01:14

fmordhorst escreveu:Existem distribuição já elaboradas com foco em firewall/roteador.
pfSense, BrazilFW...

O que é cada uma dessas 2000 conexões? Estou perguntando o que é uma "conexão".

Responder