Exercício de Rede

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
alessandro_cleal
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:16 Dez 2008, 07:41
Exercício de Rede

Mensagem por alessandro_cleal » 16 Dez 2008, 07:49

Bom dia, necessito que alguém me ajuda a resolver este exercício, ficarei eternamente grato.

Problema
A empresa de publicidade Marketeiros LTDA, com 20 microcomputadores, apresenta os problemas listados abaixo, apresente, portanto, uma solução viável e ao menor custo possível. A rede atual é 10base2 e os usuários armazenam os arquivos localmente, cada um utiliza o seu próprio modem para conexão com a Internet. Como há uma previsão de se dobrar o número de equipamentos em 2 meses, solicitou-se este projeto para reformulação da rede. Eis os problemas da empresa:

a) O Dono da empresa reclama do alto custo das contas telefônicas.
b) Todos os usuários reclamam da lentidão na abertura de arquivos remotos (que se localizam em outras máquinas).
c) Outra reclamação é com relação à demora para impressão de documentos e provas de folders e cartazes. Existem duas impressoras de grande porte ligadas a duas estações de trabalho. Estas impressoras apresentam interface para rede.
d) Utilizam um CD-RW para geração de backups, que fica numa das máquinas da rede.
e) Demora no envio de e-mail com provas para os clientes (folder e cartaz, documentos grandes do Corel, Word e QuarkXpress).
f) O servidor de e-mail é externo à empresa, contratado.
g) Nos micros estão instalados os protocolos (TCP/IP, NetBEUI, IPX/SPX, AppleTalk). Seundo o técnico, o protocolo necessário será utilizado no momento oportuno e portanto os prováveis de serem necessários estão instalados.
h) Falta de segurança com relação aos usuários que instalam softwares sem autorização nas máquinas, que utilizam o Windows 98, Second Edition.

Sua resposta deve conter
• Indicação dos possíveis pontos críticos que possam estar gerando os problemas listados anteriormente com a proposta de solução e a justificativa da proposta.
• Um esquema mostrando: i) a topologia física, ii) os possíveis elementos (hub, switch, roteadores, pontes, etc) com suas respectivas velocidades e justificativa de aquisição, iii) o cabeamento utilizado. Isto deve atender à expansão da rede prevista.
• Os possíveis servidores utilizados (arquivos, rede, dns, wins, dhcp, mail, web, proxy, NAT, aplicativos, banco de dados, impressão, etc), com uma justificativa para a inclusão de cada servidor.
• Indicação de uma forma de backup que inclui a mídia (disquete 3,5", zip drive, fita dat, DVD-RW, CD-RW, etc.) e a sua localização com uma justificativa para isso.
• Tipo de conexão com o provedor (linha dedicada, frame relay, DVI-ISDN, VELOX, cabo, RF), com uma explicação sobre o porquê da adoção desta tecnologia em comparação com outras do mercado.
• Forma de compartilhamento da Internet (Proxy, NAT, roteador, etc.) com uma breve explicação do funcionamento da tecnologia adotada.
• Indicação do endereçamento IP com máscara de sub-rede para cada máquina.
• Indicação dos sistemas operacionais para os micros e os servidores a serem adotados, se for o caso, bem como os protocolos a serem instalados nas máquinas.

Observações:
• Suponha que todas as máquinas estão divididas em duas salas que ocupam os andares 1º e 8º do prédio.
• Uma das necessidades da empresa é de uma rede separada para o financeiro (5 máquinas), de forma que não possam ser acessadas pelas outras máquinas, porém consigam acessar à Internet.


Att.