Redes SAN

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
trimund
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:25 Ago 2008, 23:14
Redes SAN

Mensagem por trimund » 08 Out 2008, 02:26

Bom dia,
estava vendo na internet alguns artigos sobre redes SAN, porém não consegui compreender como aplicar essa tecnologia e qual seria o senário ideal para aplica-la, se alguem puder me ajudar com essas duvidas ficarei muito grato.


Aguardo retorno.

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 10 Out 2008, 03:55

SAN (Storage Area Network) nada mais é do que a infra para armazenamento de dados e seus respectivos acessos, provendo acesso rápido as informações, seja ela mainframes, sistemas distribuídos, etc.


Geralmente, existem hardwares como SAN switches e directors, que servem para conectar devices na rede SAN. (Tapes, sharks, etc)

Os sharks, são equipamentos que podem armazenar dados. Para tal, existem diversos tipos, mas em geral, ele é formado por uma série de HDs, fazendo RAID, hot swap (se uma HD der problema, ela é substituida sem que a máquina seja desligada). A recuperação de dados, o RAID se encarrega deles automaticamente. Suporta RAID 5 e 10. Geralmente é formada por um array de 8 HDs SCSI. suporta até 4 arrays, isto é, 4 conjuntos de 8 HDs com acesso muito rápido, pois ele pode acessar simultâneamente os 4 arrays. Então, ele grava/acessa dados, no mínimo 4 vezes mais rápido. As informações são quebradas, isto é, se você tem um dado X,ele será dividido entre os diversos arrays, tornando rápido o acesso.

Cada tecnologia tem seu preço. Existem casos em que a produção não pode parar nem para fazer um backup. Nesses casos, se compensar, existem hardwares que gravam terabytes em poucos segundos. Isso é possível por causa de uma técnica, onde os bits não são inseridos um a um nas HDs ou tapes. Este hardware, de alguma forma, tem a capacidade de tirar uma foto dos bits e reproduzir isso no dispositivo de armazenamento, isto é, pegando blocos de bits sem que tenha que copiar um a um. Para recuperar, é só extrair os bits dessa "imagem".

Você pode definir zonas de acesso, etc...

Em suma, SAN é uma rede (infra e serviços) destinada ao armazenamento, como backup de banco de dados, e acesso aos dados. Tudo isso feito de maneira muito rápida, com alta disponibilidade e escalabilidade. (Uma rede de alta velocidade e baixa latência para ligar servidores e storages)

É um assunto interessante, porém aplicado apenas em grandes empresas, que possuem grande tráfego e geração de informações que necessitam ser armazenadas e acessadas.

A infra é relativamente cara.
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder