Opa! Claro que sim
Conforme respondi em mensagem particular, este trabalho está num CD de backup em outra cidade. De 15 em 15 dias em média, eu vou para esta cidade, sendo assim, a próxima vez, eu pego o CD e te envio.
Juntamente com este arquivo meu, seria interessante dar uma olhada nestes projetos:
http://www.projetoderedes.com.br/aposti ... rojeto.php
As informações num site survey e proposta comercial são necessárias para você ter o levantamento da rede atual e fazer a melhor proposta seguindo as necessidades do cliente. Também serve para você e o cliente terem parâmetros e conseguir mensurar as melhorias.
De forma geral, o que deve constar numa proposta:
- Informações do cliente
- Levantamento completo dos serviços de TI
- Levantamento completo da rede física
- Levantamento completo da rede lógica
- Caso queira levar em conta, estrutura de telefonia
- Levantamento da estrutura elétrica
- Levantamento completo da estrutura de aterramento de telecom
- Testes de desempenho da rede
(Além de documentos como plantas, etc, deve ser feito o memorial descritivo, com descrições por extenso. Ex: Foi constatado que o setor financeiro da empresa apresenta lentidão, muito possivelmente causado por um gargalo. Isso pode ser constatado na planta XYZ em anexo.)
continuando:
- sua proposta de melhoria, o qual deve constar:
- Citar e dar uma breve descrição de todas as Normas utilizadas no projeto
- Fazer legenda, ddescrição de qualquer acrônomo, nomes, nomenclatura utilizada para que qualquer que leia o documento, entenda o que nele consta.
- Metodologia utilizada. Ex: para o levantamento da estrutura existente, foi utilizada a metodologia top-down...
- Descrição bem detalhada de toda a melhoria
- Plantas atualizadas (telecom, elétrica, etc)
- Encaminhamento de rotas (indicando cada cabo, por onde passa, em cada eletrocalha, duto, patch-pannel, etc) - isso facilita a manutenção depois, pois você sabe exatamente onde tudo está localizado
- Levantamento de material a ser utilizado
- Total de custo de material
- discrepâncias - Inconformidades (Discordância entre o projeto e o cliente. Ex:foi constatado que a porta de entrada do CDP possui abertura para o lado de dentro. Conforme norma utilizada neste projeto EIA/TIA 569A, a porta deveria abrir para o lado de fora, porém o cliente não quis alterá-la por questões XYZ.) O cliente da o visto!
Isso é importantíssimo, pois você garante que você achou uma inconformidade e que o cliente é que não quis arrumar!
- Parâmetro de testes utilizados (identificar quais testes e quais parâmetros serão utilizados) ex: Norma EIA/TIA-568b
- Resultados de testes com a rede "morta", isto é, com a rede sem tráfego (rede não em produção)
- Testes com a rede ativa (Enquanto você certifica um cabo, todos os outros já estão sendo utilizados pelo cliente). Com isso, você pode checar o alien cross-talk, que é a interferência de um cabo sobre o outro. com a rede morta, você não consegue testar isso.
- Cronograma
- Prazos
- Garantias
- Valor da obra detalhando cada item (Serviços, equipamentos, peças, ferramentas, etc)
- Formas de pagamento
- Agenda (Toda reunião, bem como qualquer alteração de proposta ou documentos devem constar no site survey) isso garante que, quando questionado pelo cliente, você possa se justificar baseando-se no que foi acordado.
Abraços,