Documentação de Rede Local

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
augustolc
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:2
Registrado em:11 Abr 2008, 11:53
Documentação de Rede Local

Mensagem por augustolc » 11 Abr 2008, 11:57

Prezados, bom dia!!!
Peciso fazer a documentação da minha Rede Local, aqui na empresa.
eu já desenhei a Rede, mas gostaria de detalhar toda a infra.
Se trata de uma rede simples, nada complicado!!!
Alguém tem alguma documentação deste tipo e que possa me ajudar?
Agradeço desde já a atenção.
Não conhecia este Site, está de parabéns!!!!

Abraços

Augusto

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 12 Abr 2008, 06:29

Olá,

Há um ano mais ou menos prometi um site survey comercial, como uma proposta para um cliente. Depois, como um projeto pronto e documentado. Até hoje, infelizmente, não o fiz hehehe... quem sabe um dia.

Eu tenho algo que possa te ajudar, um site survey simplificado, bem como a documentação (que não está completa) sobre todo o encaminhamento de rotas (projeto físico). se quiser, envie-me um e-mail que eu te passo.

Basicamente, o que é interessante possuir numa rede pequena, seria o Drawing (planta), onde constariam vlans, endereçamentos, topologia física, topologia lógica, localização no edifício, etc... (estes devem ser separados em vários desenhos).

Depois, seria interessante possuir o encaminhamento de rotas. Este pode ser feito no excell e utilizar uma ferramenta de filtro, um recurso simples, mas que ajuda muito. Com ele, você pode selecionar todos os cabos que passam pela eletrocalha X ou selecionar o cabo Y e ver todas as eletrocalhas que ele passa, etc... é interessante.

Abraços,
Ronaldo A. Bueno Filho

FERNANDO.FIGUEIREDO
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:22 Abr 2008, 00:42
Localização:CAMPO GRANDE

gostaria de receber também este e-mail

Mensagem por FERNANDO.FIGUEIREDO » 22 Abr 2008, 00:52

Ronaldo será que este estudo de caso poderia ser encaminhado ao meu e-mail?
ronaldobf escreveu:Olá,

Há um ano mais ou menos prometi um site survey comercial, como uma proposta para um cliente. Depois, como um projeto pronto e documentado. Até hoje, infelizmente, não o fiz hehehe... quem sabe um dia.

Eu tenho algo que possa te ajudar, um site survey simplificado, bem como a documentação (que não está completa) sobre todo o encaminhamento de rotas (projeto físico). se quiser, envie-me um e-mail que eu te passo.

Basicamente, o que é interessante possuir numa rede pequena, seria o Drawing (planta), onde constariam vlans, endereçamentos, topologia física, topologia lógica, localização no edifício, etc... (estes devem ser separados em vários desenhos).

Depois, seria interessante possuir o encaminhamento de rotas. Este pode ser feito no excell e utilizar uma ferramenta de filtro, um recurso simples, mas que ajuda muito. Com ele, você pode selecionar todos os cabos que passam pela eletrocalha X ou selecionar o cabo Y e ver todas as eletrocalhas que ele passa, etc... é interessante.

Abraços,

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 22 Abr 2008, 02:11

Opa! Claro que sim

Conforme respondi em mensagem particular, este trabalho está num CD de backup em outra cidade. De 15 em 15 dias em média, eu vou para esta cidade, sendo assim, a próxima vez, eu pego o CD e te envio.

Juntamente com este arquivo meu, seria interessante dar uma olhada nestes projetos:
http://www.projetoderedes.com.br/aposti ... rojeto.php

As informações num site survey e proposta comercial são necessárias para você ter o levantamento da rede atual e fazer a melhor proposta seguindo as necessidades do cliente. Também serve para você e o cliente terem parâmetros e conseguir mensurar as melhorias.

De forma geral, o que deve constar numa proposta:

- Informações do cliente
- Levantamento completo dos serviços de TI
- Levantamento completo da rede física
- Levantamento completo da rede lógica
- Caso queira levar em conta, estrutura de telefonia
- Levantamento da estrutura elétrica
- Levantamento completo da estrutura de aterramento de telecom
- Testes de desempenho da rede

(Além de documentos como plantas, etc, deve ser feito o memorial descritivo, com descrições por extenso. Ex: Foi constatado que o setor financeiro da empresa apresenta lentidão, muito possivelmente causado por um gargalo. Isso pode ser constatado na planta XYZ em anexo.)

continuando:
- sua proposta de melhoria, o qual deve constar:
- Citar e dar uma breve descrição de todas as Normas utilizadas no projeto
- Fazer legenda, ddescrição de qualquer acrônomo, nomes, nomenclatura utilizada para que qualquer que leia o documento, entenda o que nele consta.
- Metodologia utilizada. Ex: para o levantamento da estrutura existente, foi utilizada a metodologia top-down...
- Descrição bem detalhada de toda a melhoria
- Plantas atualizadas (telecom, elétrica, etc)
- Encaminhamento de rotas (indicando cada cabo, por onde passa, em cada eletrocalha, duto, patch-pannel, etc) - isso facilita a manutenção depois, pois você sabe exatamente onde tudo está localizado
- Levantamento de material a ser utilizado
- Total de custo de material
- discrepâncias - Inconformidades (Discordância entre o projeto e o cliente. Ex:foi constatado que a porta de entrada do CDP possui abertura para o lado de dentro. Conforme norma utilizada neste projeto EIA/TIA 569A, a porta deveria abrir para o lado de fora, porém o cliente não quis alterá-la por questões XYZ.) O cliente da o visto! :) Isso é importantíssimo, pois você garante que você achou uma inconformidade e que o cliente é que não quis arrumar!

- Parâmetro de testes utilizados (identificar quais testes e quais parâmetros serão utilizados) ex: Norma EIA/TIA-568b
- Resultados de testes com a rede "morta", isto é, com a rede sem tráfego (rede não em produção)
- Testes com a rede ativa (Enquanto você certifica um cabo, todos os outros já estão sendo utilizados pelo cliente). Com isso, você pode checar o alien cross-talk, que é a interferência de um cabo sobre o outro. com a rede morta, você não consegue testar isso.
- Cronograma
- Prazos
- Garantias
- Valor da obra detalhando cada item (Serviços, equipamentos, peças, ferramentas, etc)
- Formas de pagamento
- Agenda (Toda reunião, bem como qualquer alteração de proposta ou documentos devem constar no site survey) isso garante que, quando questionado pelo cliente, você possa se justificar baseando-se no que foi acordado.

Abraços,
Editado pela última vez por ronaldobf em 22 Abr 2008, 04:29, em um total de 1 vez.
Ronaldo A. Bueno Filho

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 22 Abr 2008, 04:11

Este é um material do professor José Maurício S. Pinheiro, um dos idealizadores deste site. Cabe a este tópico

http://www.projetoderedes.com.br/palest ... 20rede.pdf
Ronaldo A. Bueno Filho

gustavoff
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:27 Fev 2012, 08:22
Localização:São Paulo

Re: gostaria de receber também este e-mail

Mensagem por gustavoff » 27 Fev 2012, 08:29

FERNANDO.FIGUEIREDO escreveu:Ronaldo será que este estudo de caso poderia ser encaminhado ao meu e-mail?
ronaldobf escreveu:Olá,

Há um ano mais ou menos prometi um site survey comercial, como uma proposta para um cliente. Depois, como um projeto pronto e documentado. Até hoje, infelizmente, não o fiz hehehe... quem sabe um dia.

Eu tenho algo que possa te ajudar, um site survey simplificado, bem como a documentação (que não está completa) sobre todo o encaminhamento de rotas (projeto físico). se quiser, envie-me um e-mail que eu te passo.

Basicamente, o que é interessante possuir numa rede pequena, seria o Drawing (planta), onde constariam vlans, endereçamentos, topologia física, topologia lógica, localização no edifício, etc... (estes devem ser separados em vários desenhos).

Depois, seria interessante possuir o encaminhamento de rotas. Este pode ser feito no excell e utilizar uma ferramenta de filtro, um recurso simples, mas que ajuda muito. Com ele, você pode selecionar todos os cabos que passam pela eletrocalha X ou selecionar o cabo Y e ver todas as eletrocalhas que ele passa, etc... é interessante.

Abraços,
gostatia tbm por email!!

gustavoff
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:27 Fev 2012, 08:22
Localização:São Paulo

Re: gostaria de receber também este e-mail

Mensagem por gustavoff » 27 Fev 2012, 08:30

FERNANDO.FIGUEIREDO escreveu:Ronaldo será que este estudo de caso poderia ser encaminhado ao meu e-mail?
ronaldobf escreveu:Olá,

Há um ano mais ou menos prometi um site survey comercial, como uma proposta para um cliente. Depois, como um projeto pronto e documentado. Até hoje, infelizmente, não o fiz hehehe... quem sabe um dia.

Eu tenho algo que possa te ajudar, um site survey simplificado, bem como a documentação (que não está completa) sobre todo o encaminhamento de rotas (projeto físico). se quiser, envie-me um e-mail que eu te passo.

Basicamente, o que é interessante possuir numa rede pequena, seria o Drawing (planta), onde constariam vlans, endereçamentos, topologia física, topologia lógica, localização no edifício, etc... (estes devem ser separados em vários desenhos).

Depois, seria interessante possuir o encaminhamento de rotas. Este pode ser feito no excell e utilizar uma ferramenta de filtro, um recurso simples, mas que ajuda muito. Com ele, você pode selecionar todos os cabos que passam pela eletrocalha X ou selecionar o cabo Y e ver todas as eletrocalhas que ele passa, etc... é interessante.

Abraços,
gostaria tbm por email

kunimitsugf
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:15 Ago 2012, 20:47

Mensagem por kunimitsugf » 15 Ago 2012, 20:55

onde constariam vlans, endereçamentos, topologia física, topologia lógica, localização no edifício, etc...Imagem

Avatar do usuário
AlexandreMagno
Super Participante
Super Participante
Mensagens:182
Registrado em:03 Jun 2015, 11:55
Localização:Natal, RN
Contato:

Re:

Mensagem por AlexandreMagno » 05 Jun 2015, 00:44

ronaldobf escreveu:Este é um material do professor José Maurício S. Pinheiro, um dos idealizadores deste site. Cabe a este tópico

http://www.projetoderedes.com.br/palest ... 20rede.pdf
Link quebrado.

Responder