Configuração Vlan no Swtich layer 3

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
r.cardoso
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:6
Registrado em:29 Jan 2008, 10:58
Configuração Vlan no Swtich layer 3

Mensagem por r.cardoso » 29 Jan 2008, 11:08

Sou novo na área de redes, por isso me perdoem se a pergunta for simples.
Estou estagiando numa instituição que possui aproximadamente 420 máquinas. Resumindo, centralizamos as conexões dos switches para dois switches Layer 3 da Dell série 6420, a rede dá muitos problemas, muitas vezes lentidão ou até mesmo queda da rede. Estou responsável por criar vlan's no switch da Dell, mas tenho uma dúvida...
Para o roteamento entre as vlan's deve se usar um comando específico para tal, por ser Layer 3 esse roteamanto ocorre por padrão, ou depende da marca do switch????

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 29 Jan 2008, 23:43

Não conheco switches da DELL, mas no da Cisco, por exemplo, você habilita digitando o comando "ip routing". O roteamento já vem habilitado para redes diretamente conectadas, isto é, basta criar uma interface virtual com um endereço IP para cada vlan. Assim, as mesmas se comunicarão. As workstations conectadas a cada VLAN deve ter seu default gateway o IP da interface virtual de sua respectiva VLAN.

Para redes não diretamente conectadas, você deve utilizar um protocolo de roteamento como OSPF, RIP, etc. Em casos específicos ou de redes pequenas, você pode definir rotas estáticas.

Tentei achar este modelo de switch, mas não encontrei nada nem no próprio site da DELL. Encontrei apenas um Nortel Passport 6420 Multiservice.

http://products.nortel.com/go/product_a ... cale=en-us

Se for este, aconselho você ler sobre sua documentação. Infelizmente, de Nortel, sei muito pouco!

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

r.cardoso
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:6
Registrado em:29 Jan 2008, 10:58

Mensagem por r.cardoso » 30 Jan 2008, 13:13

O comando vlan routing se apresenta na documentação, não sei se ele é suficiente para o que quero, mas vou continuar lendo...
Sem dúvida usando o raciocínio, utilizando os conceitos e com essa dica de alguém mais experiente vou conseguir implementar essas vlan's!!!
Muito grato pela dica...
E alguem sabe exatamente a função de Double vlan(dvlan)???
Desde já grato pela atenção!

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 31 Jan 2008, 22:06

Só pra reafirmar uma coisa que acho que não ficou tão clara.

Se você quiser fazer inter-vlan, para uma workstation na VLAN 1 se comunicar com a VLAN 2, você deve ter um protocolo de roteamento ou rota estática.
Ronaldo A. Bueno Filho

r.cardoso
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:6
Registrado em:29 Jan 2008, 10:58

Mensagem por r.cardoso » 11 Fev 2008, 17:47

Estou muito grato pela ajuda!!!
Mas sou meio chato, mais uma dúvida...
Assim, divido meu switch em várias vlan's, e digamos que eu escolha o RIP como protocolode roteamento para minha rede, posso considerar cada vlan um salto (hop), ou o switch em si é que é definido como salto???
Como sabemos, se houver mais de 15 saltos em qualquer relação origem/destino dentro de uma rede interna, o RIP se torna um problema!!!
E pretendo usar muitas vlan's....
Grato pela atenção!!!

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 11 Fev 2008, 21:52

Se as vlans estão diretamente conectadas ao seu switch multilayer ou ao roteador que você está configurando, o RIP conta apenas um hop, pois estão diretamente conectadas.

O Rip funciona da seguinte maneira:

você tem um ambiente onde existem diversos roteadores interligados assim: origem---R----R----R----R---R---destino. Dessa forma, o RIP conta 5 hops se a origem partir do primeiro roteador e o destino, o último roteador (representados pela letra R). Se existir mais de 15 hops, o TTL atinge seu limite e o pacote é dropado, geralmente retornando unreachble.

No seu caso, acredito que você terá um ambiente com poucos hops porque, seguindo sua descrição, você terá apenas dois multilayers, isto é, no máximo 1 ou 2 hops.
O hop, nada mais é do que passar por um equipamento layer 3. As rotas escolhidas são as que tiverem menor número de hops.

Dependendo do caso, aconselho você a utilizar OSPF.
Ronaldo A. Bueno Filho

r.cardoso
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:6
Registrado em:29 Jan 2008, 10:58

Mensagem por r.cardoso » 14 Fev 2008, 17:30

Dúvidas esclarececidas!!!
Muito obrigado pela atenção...

Responder