Configuração Vlan no Swtich layer 3

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
r.cardoso
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:6
Registrado em:29 Jan 2008, 10:58
Configuração Vlan no Swtich layer 3

Mensagem por r.cardoso » 29 Jan 2008, 11:08

Sou novo na área de redes, por isso me perdoem se a pergunta for simples.
Estou estagiando numa instituição que possui aproximadamente 420 máquinas. Resumindo, centralizamos as conexões dos switches para dois switches Layer 3 da Dell série 6420, a rede dá muitos problemas, muitas vezes lentidão ou até mesmo queda da rede. Estou responsável por criar vlan's no switch da Dell, mas tenho uma dúvida...
Para o roteamento entre as vlan's deve se usar um comando específico para tal, por ser Layer 3 esse roteamanto ocorre por padrão, ou depende da marca do switch????

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 29 Jan 2008, 23:43

Não conheco switches da DELL, mas no da Cisco, por exemplo, você habilita digitando o comando "ip routing". O roteamento já vem habilitado para redes diretamente conectadas, isto é, basta criar uma interface virtual com um endereço IP para cada vlan. Assim, as mesmas se comunicarão. As workstations conectadas a cada VLAN deve ter seu default gateway o IP da interface virtual de sua respectiva VLAN.

Para redes não diretamente conectadas, você deve utilizar um protocolo de roteamento como OSPF, RIP, etc. Em casos específicos ou de redes pequenas, você pode definir rotas estáticas.

Tentei achar este modelo de switch, mas não encontrei nada nem no próprio site da DELL. Encontrei apenas um Nortel Passport 6420 Multiservice.

http://products.nortel.com/go/product_a ... cale=en-us

Se for este, aconselho você ler sobre sua documentação. Infelizmente, de Nortel, sei muito pouco!

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

r.cardoso
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:6