protocolos

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
dryca
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:15 Dez 2007, 21:47
protocolos

Mensagem por dryca » 15 Dez 2007, 22:01

alguem pode me dizer como os protocolos ADSL, IP, PPPoE e IP funcionam juntos??? :lol:

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 20 Dez 2007, 01:56

ADSL - Asymmetric Digital Subscriber Line, tecnologia de transmissão de dados de alta velocidade que usa como meio de comunicação os fios de cobre da linha telefónica comum. Outras características importante da tecnologia ADSL são a partilha da linha de telefone com o acesso à internet e a conexão sempre activa. O adjectivo assimétrico deve-se ao fato de a tecnologia trabalhar com velocidades diferentes na duas direcções utilizador envia dados numa faixa entre 16 Kbps e 640 Kbps e recebe dados a velocidade entre 1,5 Mbps e 9Mbps. A variação é decorrência de uma série de factores, entre o cliente e a central de telecomunicações.
http://www.inforvez.com/modules/dicionarioinf/

O PPPoE (Point-to-Point over Ethernet) estabelece a sessão e realiza a autenticação com o provedor de acesso a Internet.
Ele é um protocolo ponto-a-ponto encapsulado em frames ethernet. É utilizado muito em ADSL pra fechar uma sessão ponto-a-ponto com seu provedor.
http://tools.ietf.org/html/rfc2516

IP (Internet Protocol) é um protocolo roteável, isto é, ele pode ser transportado pela internet através de um protocolo de roteamento. Possui endereço de origem e destino, bem como os dados a serem transmitidos.
Podemos pensar numa carta, onde possui o remetente e destinatário no envelope e, dentro dele, temos o conteúdo (os dados).
Entende-se protocolo roteável aquele que se permite trafegar pela rede (carta) e protocolo de roteamento, aquele que sabe escolher o melhor caminho, dentro de métricas estabelecidas, e transportar os dados utilizando o endereçamento do protocolo roteável (Funçao dos correios)

O IP, pense como um pacote, onde um humano ou uma esteira poderiam transportá-los, sem que saibam de seu conteúdo (sabendo apenas origem e destino e algumas outras funçoes que não vem ao caso). A esteira, o humano, representariam diferentes protocolos de roteamento. Ambos tem a capacidade de transportar o pacote, porém de formas/caminhos diferentes.


Só pra concluir, utiliza-se ADSL como sendo a sinalização, a forma com que os dados irão trafegar de seu provedor até seu modem. PPPoE é a autenticação e fechamento de sessão com seu provedor. Por fim, IP é utilizado para trafegar dados para a internet, utilizando protocolos de roteamento, como OSPF, RIP, EIGRP, BGP, etc..
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder