Problema quase impossível, varias redes com o mesmo ip,AJUDA

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
jcorreajr
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:5
Registrado em:12 Jul 2007, 18:39
Contato:
Problema quase impossível, varias redes com o mesmo ip,AJUDA

Mensagem por jcorreajr » 12 Jul 2007, 18:50

Bem, sou novo na lista mas este site ja esta em meus favoritos pelos seus bons artigos.
Esta semana venho pesquisando a solução para um problema que estou enfrentando mas até agora não achei a resposta em lugar algum e espero que se possível você's me deem uma luz.
PROBLEMA:
Trabalho em uma empresa de desenvolvimento de software, varios clientes desta empresa nos disponibilizam acesso aos seus escritorios.
Por exemplo, existem 4 empresas que tem o programa instalado e precisam que a empresa na qual eu trabalho os acessem para sanar duvidas, etc.

O modo como eles disponibilizam este acesso é o problema, estas empresas colocaram seus roteadores proprietarios plugados na minha rede, cada roteador recebeu um endereço de minha rede interna.
Ou seja, quando preciso acessar um dos clientes, coloco manualmente a rota no meu computador.
Exemplo. Meu range eh 192.168.8.x para acessar a empresa Y que tem o range 192.168.2.x coloco uma rota em meu computador para o roteador desta empresa que tem o ip 192.168.8.150 e pronto tudo funcionando.
O problema é que preciso centralizar estes acessos atraz de um firewall, para não colocar estas rotas manualmente.
Instalei um linux, fiz regras fixas e o problema aparentemente resolvido, MAS, (ai vem o problema impossível), duas empresas que estão atras do firewall tem o mesmo range de IPs, a empresa Y com os ips 192.168.2.x e a empresa Z com tambem 192.168.2.x, agora as rotas do firewall ja não me adiantam mais, não sei como fazer a diferenciação das redes e como antigamente era manual funcionava perfeito.
Alguem tem alguma sujestão de configuração, equipamento,, ou qualquer coisa q seja??
desculpe pelo mail longo mas estava tentando explicar o maximo possível.
Valeu
João B. Correa Jr

Avatar do usuário
alissonmorais
Membro Ativo
Membro Ativo
Mensagens:57
Registrado em:05 Mai 2005, 13:25
Localização:Divinópolis - MG

Mensagem por alissonmorais » 19 Jul 2007, 11:44

João, confesso que não entendi muito bem como você fez esse roteamento, inclusive ateh gostaria de saber mais como isso foi feito. Contudo, vislumbro uma alternativa que, ao meu ver venha ser mais simples que o uso de VPN's. Além de sguro é pratico e funciona bem em Linux e Windows. Espero ter ajudado.
Jesus is the way
><(((º> ~~~

Fernando Romeiro
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:9
Registrado em:18 Jul 2007, 19:45
Contato:

Planejamento na estrutura de rede...

Mensagem por Fernando Romeiro » 20 Jul 2007, 08:15

Caro João...,

li atentamente a sua dúvida e cheguei a conclusão de que você precisa fazer uma reestruturação da sua rede de computadores.

Esse problema é bastante comum... E pode ser resolvido com um planejamento bem eleborado.

Bem, segue abaixo algumas simples orientações, que poderão te levar a uma solução:

1. Se você, ou a empresa que você trabalha, tem liberdade para administrar as redes das empresas assistidas, seria interessante estabelecer faixas de ips reservados para cada sub-rede (Exemplo: 192.168.1.0, 192.168.2.0 e assim por diante) de forma de nenhuma delas sejam iguais;
2. Não sei quais são os reteadores usados nas sub-redes, mas como tratam-se de redes (aparentemente) pequenas configuros rotas estáticas para a comunicação entre as mesmas. Independente da estrutura de IP e de localização;
3. Firewall são sempre bem vindos, ainda mais em empresas que possui informações de clientes, o que parece ser o seu caso... Você disse que seu firewall é GNU/Linux, pois bem, verifique se o passagem de pacotes entre redes está ativado ou se foi contemplado no arquivo de configuração que inicializa (sources.list) os serviços pelo sistema... Por padrão essa passagem está desabilitada;
4. A proposta de um dos colegas sobre VPN é muito pertinente... Analise ela com carinho.

Abraços.
E bons resultados.

Responder